Itupeva - Quarta-Feira, 18 de Maio de 2016 - Hora:17:45

Ações de segurança pública municipal

Por Gilmar Lemos

A grande maioria das pessoas tem por compreensão sobre este tema como sendo tão somente as ações preventivas  para evitar agressões praticadas por delinquentes, seja  por furtos (aquela em que a prática ocorreu sem a presença do dono do objeto),  ou  por roubos ( quando o objeto foi subtraído com violência e na presença da vítima), ou mesmo aquelas ocorrências mais críticas  com o trágico final do homicídio, o tráfico de entorpecentes, e sua prevenção como sendo responsabilidade restrita das Polícias Estaduais.

 

Entretanto, embora o ilustrado acima seja nefasto, existem inúmeras outras situações que pelo descaso do gestor público contribui diretamente para esses resultados de sofrimento da Comunidade local, uma vez que expõe a riscos todas as aqueles que ali convivem ou circulam.

 

Na segurança privada, empregamos o termo de “gerenciamento de risco”, ao ser detectado situações que possam comprometer a integridade física de pessoas ou comprometer o patrimônio, imediatamente são implementadas diversas ações para anular ou mesmo, minimizá-lo quando não for possível anulá-lo por completo.

 

Nesses últimos 4 anos, dos quase 20 anos que reside no município de ITUPEVA, na agradável região do bairro Vale das Pedras, tenho convivido com a triste constatação que não existe essa preocupação, sobre tudo por parte desta Administração em curso.  E não são poucos os exemplos inequívocos do puro descaso para com a segurança pública, uma vez que é sabido o quanto é relevante a arrecadação do nosso município.

 

Notoriamente tem se aprofundado nestes últimos anos e sabidamente devido a lamentável governança municipal, sendo que isso acontece em quase todos os municípios brasileiros que também são acometidos pela mesma chaga ideológica do tipo  “engana  trouxas”!

 

Ilustro abaixo, alguns registros de total descompromisso com a Sociedade de Itupeva, as quais são inquestionáveis exemplos da incompetência e da falta de comprometimento do atual mandatário do nosso paço municipal para com nossos munícipes:

 

Excessivo assoreamento dos rios existentes em nosso Município  que contribui diretamente para alagamentos e enchentes e resultando em prejuízos materiais e graves doenças. /  2. Iluminação precária em muitas áreas a tornando área de riscos para criminalidade./ 3. Falta de sinalização nos locais onde estão sendo realizada alguma obra viária, mas também nos locais de maior risco para acidente devido a topografia ou avarias na via pública / 4. Furtos em nossas escolas e creches.

 

 - É sabido que nosso contingente de Guardas Municipais não é suficiente para se fazer presente em todas as necessidades onde temos o interesse do Município, mas a inexistência da correta gestão certamente contribui para os furtos em creches e escolas quando não os vandalismos. Hoje existem uma infinidade de tecnologia que poderão contribuir, ou mesmo a simples adoção do zelador residente / 5 Descaso com o descarte irregular de entulhos proporcionam criadouros de animais peçonhentos e outros transmissores de perigosas doenças como a dengue e agora o zica  / 6 Constante queimadas que destroem nossa flora e fauna e comprometem diversos córregos  e ainda contribuem diretamente para lotar nosso já cambaleante hospital com idosos e crianças acometidos por problemas respiratórios resultado da fumaça infernal.  E isso poderia ser minimizado se houvesse a preocupação para a correta gestão da defesa civil e equipamentos adequados.

 

Nossa área rural sendo grande parte do nosso Município, deveria ter a merecida importância, seja por contemplar grande parte de nossa População, mas também pela importância em nossa economia, entretanto sempre foi esquecida pela atual gestão, ficando a mercê de inúmeras barbáries, indo dos constantes furtos de equipamentos agrícolas, animais, e outros tipos de violência.  Tenho a convicção que através de uma Gestão de segurança Pública municipal correta, tendo a Guarda com efetivo e estrutura adequada e uma divisão focada na área rural, muitos problemas poderão ser evitados e a população sentir que é assistida.

  

Concluindo, colocando em prática o princípio de inteligência, muitas informações poderão ser levantadas e levadas para outras secretarias municipal para a rápida intervenção, como também aqueles pertinentes para o encaminhamento aos órgãos de Segurança Estadual, sendo então um importante e estratégico aliado do nosso Gestor do Município de Itupeva, bastando somente ter o Munícipe como prioridade. Em tempo, devendo ainda dar a devida condução aproveitando das novas prerrogativas concebidas as Guardas municipais e torná-la uma importante força de segurança.

 

GILMAR LEMOS

Bel. em direito, graduado por 8 anos no Exército Brasileiro, pós graduado em gestão estratégica de segurança corporativa, consultor em segurança empresarial, e diplomada pela ADESG (Associação dos diplomados da Escola Superior de Guerra).

 

 

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web