Jundiaí - Quinta-Feira, 04 de Maio de 2017 - Hora:07:33

Administração prioriza Compra Aberta para ampliar competitividade em Jundiaí

A Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP) trabalha, desde o início deste ano, no fortalecimento do sistema Compra Aberta, a fim de ampliar a competitividade em seus processos de compra e, desta forma, gerar economia por meio da contratação com preços mais baixos. O sistema foi lançado em 2002 e fez de Jundiaí uma das pioneiras no Brasil no uso da tecnologia em seus processos licitatórios.

 

O gestor da Unidade, Clóvis Galvão, explica que a vantagem do Compra Aberta é que todo o processo de contratação é feito eletronicamente, abrindo oportunidade para a participação de interessados em todo o Brasil. “Com mais empresas participando, a tendência é de que o valor pago pelos materiais e serviços sejam menores. Apesar da legislação permitir a realização de aquisições na forma presencial, nós daremos preferência para a forma eletrônica.”

 

Além da possibilidade de contratar com preços mais baixos, o Compra Aberta garante mais transparência ao processo, uma vez que somente o valor dos lances aparece no site no momento da concorrência. O nome dos participantes somente é conhecido no final do processo. Nem os pregoeiros sabem quem está participando. “Na licitação presencial, os concorrentes são conhecidos porque eles precisam vir até a Prefeitura para entregar suas propostas. A forma eletrônica está mais em linha com a política de transparência da administração, um compromisso do prefeito Luiz Fernando Machado”, destacou Galvão.

 

Também com o objetivo de aprimorar os processos licitatórios e alcançar uma gestão mais eficiente dos custos, técnicos da UGAGP estão orientando os responsáveis das outras Unidades na elaboração dos termos de referência que compõem os editais lançados pelo município. “Notamos que há pontos em contratos vigentes que podem ser melhorados e temos trabalhado intensamente para corrigir isso. Todos os gestores dos contratos passarão por treinamento para aumentar a eficiência”, acrescentou o gestor. Já há cursos com este fim agendados na Escola de Governo para os meses de maio, junho e julho.

 

Ainda segundo Galvão, a transparência em relação ao atual cenário financeiro do Município e o compromisso assumido pelo prefeito de que todos as dívidas serão honradas vai ajudar a atrair mais empresas para as licitações, aumentando a competitividade e reduzindo o preço pago. “Conforme já foi amplamente divulgado, as dívidas herdadas foram escalonadas e estão sendo pagas. Todos os débitos contraídos a partir de agora serão honrados dentro dos prazos contratados e isso dá mais segurança para as empresas voltarem a se interessar em fornecer serviços e produtos para a Prefeitura de Jundiaí”, completou.

 

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web