Sábado, 03 de Outubro de 2015 - Hora:11:13

Agora é a vez de conhecermos o Business Model You

Por Lurdes Dorta

No artigo “Sou o Canvas, muito Prazer” descrevi, resumidamente, uma estrutura extremamente útil para pensar a proposição de valor da organização, seus clientes, recursos e oportunidades. 

Neste artigo comentarei sobre o livro “Business Model You – one page method for reinventing your carreer” – uma ferramenta excelente para profissionais de coaching e para aqueles que desejam repensar suas carreiras. Foi escrito por Tim Clark com a colaboração de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur; design de Alan Smith e Trish Papadakos;  e contribuição de 328 cocriadores de 43 países.

 

Encontrar, comunicar e criar valores atraentes para os clientes em um negócio já é bastante complexo, imagine analisar uma pessoa – nós, sob o ponto de vista profissional, considerando perfil, talentos, experiências, propósito pessoal, relações, entre outros. Me deparo com essa dificuldade nesse momento de minha vida, e com a ajuda do profissional de Coaching Bruno Muronaga, tenho repensado minhas prioridades, mas isso é muito difícil.

Ao me deparar com esse modelo “Bussiness Model You, notei que o autor do livro, Tim Clark e os demais colaboradores conseguiram abordar com uma simplicidade surpreendente maneiras de olhar nossas carreiras para o cumprimento de nossos objetivos pessoais.

O “Business Model You” (BMYou) oferece um quadro de reflexão sobre o que queremos, o que temos, e o que precisamos, incluindo os principais parceiros e recursos que tendemos a ignorar na busca por trabalho significativo. Ele nos ajuda a nos conhecer e perceber melhor quem somos e porque fazemos as coisas. Ao fazer um exercício no quadro e pratica-lo, com certeza não seremos a mesmo pessoa.

É maravilhoso e inspirador nos leva a uma mudança de olhar, a descoberta de talentos que estão camuflados, é motivador, destaca nossos valores, bem como as possibilidades de aplicá-los em benefício dos outros e de si mesmo. O BMYou oferece uma maneira extremamente prática e holística de abordar ambições pessoais, o sentir, fazer e ganhar para se realizar como profissional. Ou seja, ele permite organizar o seu plano de carreira e fornece um processo para colocá-lo em prática. Seu conteúdo o auxiliará a responder várias perguntas e problemas que sempre aparecem em sua vida profissional e pessoal. Ele mostra de modo simples seus pontos fortes e fracos e sua estratégia para alcançar os objetivos.

Assim como CANVAS o BMYou  apresenta os nove blocos de organização (Segmentos de Clientes; Canais de comunicação, venda e distribuição; Relacionamento com clientes; Fontes de receita;  Atividades-chave; Recursos chave; Parcerias chave; e Custos) No modelo Bussines Model You esses nove blocos trabalha o indivíduo como profissional, sua carreira, alinhando seus propósitos pessoal e profissional.

Segue uma descrição resumida de cada um dos blocos do quadro e o que eles podem conter.

Recursos-chave (Quem você é / O que você tem)

  • Interesses ,Talentos ,Habilidades Personalidade 

É claro que, quem você é – abrange mais do que interesses, talentos, habilidades e personalidade.  Pois você tem valores, intelecto, senso de humor, educação, propósito e muito mais.

 O que você tem, ou seja, seus ativos tangíveis ( essenciais ou potencialmente úteis para seu trabalho, como um veículo, ferramentas, roupas especiais, dinheiro ou ativos físicos disponíveis para investir em sua carreira).e intangíveis ( conhecimentos, experiências e contatos, uma reputação profissional forte, liderança de pensamento em um campo específico, ou quaisquer publicações ou propriedades intelectuais creditadas a você)

Atividades-chave (O que você faz)

O que você faz, suas Principais Atividades.

 

Clientes (Quem você ajuda)

Seus Clientes ou grupos de clientes são as pessoas que dependem da sua ajuda para conseguir o trabalho feito. Isso inclui o seu chefe, supervisor, e outros que são diretamente responsáveis pelo seu desempenho.

Pense ainda sobre: Que papéis você desempenha no trabalho? Você facilita o trabalho de colegas?

Você interage com algum dos principais parceiros da sua organização? Talvez eles mereçam um lugar em sua lista.

Finalmente, considere as comunidades maiores servidas por seu trabalho. Tais comunidades podem incluir bairros ou cidades, ou grupos de pessoas vinculadas por interesses comerciais, profissionais ou sociais comuns.

Valor fornecido (Como você ajuda)

Uma boa maneira de começar a definir Valor é se questionando: Para qual trabalho o cliente me “contrata” ? Que benefícios os Clientes ganham como resultado desse trabalho?

Compreender como as Atividades-chave resultam em valor fornecido aos clientes é fundamental para definir o seu modelo de negócio pessoal.

Canais (Como eles sabem quem é você / Como você entrega)

 “processo de comercialização”

Como clientes potenciais ficam sabendo sobre você e o valor que pode proporcionar a eles?

Será que eles vão descobrir sobre você através do boca-a-boca? Através de um site ou blog? Através de artigos ou palestras? Através de chamadas de vendas? Via e-mail ou fóruns on-line? Anúncios? Redes Sociais? LinkedIn?

Relacionamento com o Cliente (Como você interage)

Como você descreveria a forma da sua interação com os Clientes? Você fornece o serviço pessoalmente, face a face? Ou os seus relacionamentos são mais “de escritório...?

Parceiros-chave (Quem te ajuda)

Seus Parceiros-chave são aquelas pessoas que o apoiam como um profissional – e ajudam a fazer o seu trabalho com sucesso.

Receitas e Benefícios (O que você recebe)

Anote fontes de renda, como salário contratado ou honorários profissionais, opções de ações, royalties, e quaisquer outros recebimentos em dinheiro. Adicione benefícios, como: seguro de saúde, pacotes de aposentadoria ou pagamento parcial ou total de escola ou cursos, aumento da satisfação, reconhecimento e contribuição com a sociedade.

 

Custos (O que você dá)

Os custos são o que você investe para o seu trabalho.

  • Taxa de treinamento ou assinaturas de revistas e compra de livros
  • Despesas com viagens ou socialização
  • Veículos, ferramentas ou vestuário especial
  • Internet, despesas de telefone, transporte, ou outros que você usa para trabalhar em casa.

Os custos também incluem o estresse ou insatisfação provocada pelas Atividades-chave ou por trabalhar com Parceiros-chave.

Atenção

Estou convidando a refletirem sobre a direção de vida e o alinhamento de aspirações pessoais e profissionais usando os acontecimentos relevantes da vida para essa reflexão. 

 

                                Revisar                                   Agir,

 

Na correria da vida as vezes é bom parar e refletir, não só sobre nós e nossos relacionamentos, mas também sobre nosso caminhar profissional, nossa carreira, aspirações e realizações. O excelente é que podemos contar com o apoio profissional de um coach, recomendo o Bruno Muronaga. Mas independentemente de ter o apoio profissional, este modelo pode ser muito útil, pois nos leva a pensar de uma forma estruturada sobre um assunto tão complexo.

 

Como diz minha amiga Glauciane Salles, vamos cocriar

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web