Itupeva - Sexta-Feira, 17 de Agosto de 2018 - Hora:08:55

Alunos da rede municipal de Itupeva aprendem e se divertem com o Programa Na Pista Certa

 

Com o objetivo de transmitir conceitos e orientações sobre segurança no trânsito para o público infantil, a Prefeitura de Itupeva firmou uma parceria com a Fundação Mapfre. Do dia 13 à 18 de agosto os alunos de cinco a nove anos de idade da rede municipal de ensino participaram do Programa “Na Pista Certa”.

 

Nesta quinta-feira (16), o prefeito Marcão Marchi participou do evento e acompanhou de perto toda a ação destinada aos alunos. “Os trabalhos de conscientização são cada vez mais necessários para um trânsito seguro. Nós temos diversas ações promovidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana, mas estamos sempre de portas abertas para recebermos empresas com ações produtivas. Esse tipo de ação é responsável por formar boas gerações”, destacou o prefeito.

 

O programa conta com um veículo de 11 metros de comprimento que está estacionado no pátio da Emef Victória Cômodo Raymundo Fernandes. Dentro dele as crianças assistem a uma apresentação teatral de aproximadamente 20 minutos. 

 

“As atividades extracurriculares ajudam a preparar os alunos além da vida escolar, mas para uma vida em sociedade, onde eles aprendem desde cedo as informações que levarão para vida toda. Sem falar no ponto de transmissão de informações que eles passam para toda família”, disse a secretária-adjunta de Educação e Cultura Valdirene Pavan. 

 

“Com esse trabalho de conscientização, a fundação está trabalhando para um futuro diferente, buscando o melhor não somente no trânsito, mas para sociedade do nosso país” disse Richard Brotto, gerente regional da Mapfre.

 

Após o espetáculo, as crianças vão para a quadra da escola, onde uma mini-pista permite ao público infantil vivenciar de maneira lúdica e pedagógica os conceitos sobre segurança viária, om orientações de placas e cores do semáforo, por exemplo. 

 

“Nós temos como objetivo maior a segurança no trânsito. Essa capacitação que a Mapfre está fazendo complementa as ações que fazemos durante todo o ano. É muito importante que as crianças aprendam desde cedo as boas práticas. Eles são multiplicadores e levam até os pais informações para um trânsito seguro”, explicou Regina Romão, secretária-adjunta de Mobilidade Urbana, que acompanhou de perto a ação. 

 

As atividades estimulam o comportamento responsável relacionado ao trânsito, tanto do ponto de vista do motorista, do passageiro, do pedestre ou do ciclista. Além disso, ressaltam a importância das regras de convivência e valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza. Outros temas abordados durante as atividades são emissão de gases poluentes e poluição sonora. 

 

“Eu aprendi sinalizações de trânsito de maneira divertida, vou levar pra minha vida toda e orientar meus pais quando estiverem dirigindo de maneira errada”, falou a aluna Mariana Barreto.

 

“Aprendi sobre as placas de trânsito, sobre bebidas e volante, que não combinam e pode tirar a vida das pessoas”, disse o aluno Heitor Cruz.

 

Durante a semana mais de 1200 alunos irão participar do programa. Eles são das Emef Victória Cômodo Raymundo Fernandes, Emef Profª Thereza Angelina Lourençon, Emei Profª Nilma Ernesta Cortellazzi Tartalha e Emei Jardim Buriti.

 

“Eles aprendem de forma bem lúdica, a importância de cidadania, meio ambiente e segurança no trânsito, as crianças são a base para um futuro diferente, por isso vejo a importância dessa ação com as crianças dessa faixa etária”, falou Graziele Matsunaga, coordenadora do Programa “Na Pista Certa”. 

 

Também estiveram no evento; a supervisora de Educação Maria Eugenia Pavanelli e Adrieli Souza, coordenadora territorial da Mapfre.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web