Quarta-Feira, 08 de Julho de 2015 - Hora:11:07

Artesp aperta o cerco contra a Rápido Luxo Campinas

A Rápido Luxo Campinas (RLC) - tem concessão em transporte público em cinco das sete cidades que fazem parte do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ)

 A empresa vem sendo alvo de reclamação por parte dos usuários que, além de sofrerem com os atrasos e lotação, agora encaram o aumento de até 10,53% em algumas linhas. Apesar de o aumento ter sido autorizado pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), é esta mesma agência que vem multando a RLC por conta das reclamações registradas. 



As reclamações chegam por meio de canais de comunicação das prefeituras que, segundo informado, repassam à agência: só no primeiro semestre deste ano foram 326 multas aplicadas pela Artesp à RLC, sendo a maioria referente a atrasos e supressão de horários (carros tirados de circulação durante o expediente). No mesmo período do ano passado, foram 204 reclamações.



Em Cabreúva, por exemplo, as reclamações são referentes a veículos lotados e atrasos frequentes por conta do não cumprimento dos horários pré-estabelecidos. A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito recebe essas queixas e as repassam à Artesp, para que fiscalize. O prefeito da cidade, Henrique Martin, presidente do AUJ, informa que tem conversado tanto com dirigentes da Artesp quanto com o governo do Estado pedindo melhorias no serviço de transporte intermunicipal, e lembrou que dia 15 de julho tem uma reunião marcada com a empresa para falar sobre melhorias nos serviços.



Já o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, lembrou que no período em que esteve na presidência do AUJ priorizou a discussão do transporte intermunicipal, inclusive buscando a implantação do Bilhete Único entre as cidades do AUJ, mas que mantém o serviço de ouvidoria, por meio do 156, para que os usuários continuem reclamando.



Em Campo Limpo Paulista, onde a Rápido Luxo tem a concessão também para o transporte urbano municipal (dentro da cidade) até 2030, a prefeitura mantém agentes no Terminal Rodoviário para uma fiscalização permanente. O objetivo é garantir o cumprimento rigoroso de horários e itinerários, itens reclamados por usuários. Segundo a Ouvidoria da Prefeitura de Campo Limpo Paulista, neste ano foram registradas 29 reclamações sobre o serviço de transporte urbano, referentes a horários, atrasos e itinerários. A RLC transporta, em média, 490 mil passageiros, nas linhas dentro da cidade.  A empresa Rápido Luxo Campinas foi procurada pela reportagem, ms não deu retorno. 



Irregularidades ou queixas sobre o transporte intermunicipal rodoviário ou suburbano podem ser encaminhadas à Ouvidoria da Artesp pelo telefone 0800.727.83.77 ou e-mailartespouvidoria@sp.gov.br.

 

Fonte: jj.com.br

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web