Jundiaí - Sexta-Feira, 02 de Fevereiro de 2018 - Hora:09:09

Avaliações físicas marcam início de temporada para atletas jundiaienses

 

As férias terminaram. O mês de fevereiro marca o reinício dos treinamentos dos 1,8 mil atletas que fazem parte do TIME Jundiaí. A Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) realiza avaliações físicas no grupo para estabelecer o planejamento necessário para que os times cheguem às competições com o melhor rendimento. A medida também tem por objetivo evitar lesões que possam comprometer meses de recuperação.

 

Amanda Laura de Souza, 22 anos, é jogadora do time feminino adulto de Handebol. Na quarta-feira (31), passou por avaliação física para mensurar se houve perda muscular no período de férias – dezembro e janeiro -. “Engordei um pouquinho e não mantive os treinamentos conforme a orientação. Dei uma relaxada. Mas a recuperação será rápida, já que não tenho nenhuma lesão”, argumenta a armadora central.

 

Assim como Amanda, os atletas da UGEL terão oito semanas para recuperar o condicionamento físico e chegar aos campeonatos em plena forma. De acordo com a treinadora de goleiro de Handebol, Camila Dionísio Ferraz, 37 anos, a avaliação antes do início dos treinos é fundamental para identificar qual o nível físico dos atletas, de todas as categorias. “Temos os Joguinhos (sub 18) em maio, mas a categoria Adulto já compete em março. Essa avaliação propicia o planejamento, a padronização e a potencialização do trabalho, além de prevenir lesões, já que podemos identificar riscos ou áreas vulneráveis antes do comprometimento. Desta forma, depois de iniciada a temporada, os riscos de afastamentos são reduzidos”, explica.

 

Segundo a diretora do Departamento de Esporte de Formação e Rendimento, Rita de Cássia Orsi, a parametrização cria um banco de dados para a unidade. “Iniciamos no ano passado a avaliação entre todos os atletas. A partir de agora será possível comparar os resultados das ações. Antes não tínhamos nada neste sentido. É possível mensurar os vários elementos que compõem a atividade física, e, incentivar as que melhores resultados trouxeram para os atletas”, detalha.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web