Itupeva - Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019 - Hora:09:14

Câmara de Itupeva homenageia João Foga

A Câmara Municipal de Itupeva aprovou por unanimidade uma Moção,de autoria do vereador Angelin Lorenção,de Congratulações a João Leonardo Foga por sua relevante atuação na sociedade Itupevense.

 

JOÃO LEONARDO FOGA, nascido no dia vinte e cinco de junho de um mil novecentos e cinquenta (25/06/1950), na então Fazenda Foga, cidade de Itupeva, Estado de São Paulo. É filho de imigrantes italianos, o Sr. Jacinto Foga e a Sra. Alvira Ormeneze, e tem nove irmãos.


Proprietário do sitio São Francisco, dentro da Fazenda Foga, João emprega cerca de sessenta pessoas, sendo que todas moram no sitio com suas famílias. O sítio tem como sua principal atividade a produção de Uva.


Muito religioso João Foga construiu, dentro do seu sitio a Igreja de São Francisco, uma das mais belas igrejas da cidade. A igreja que faz parte da Diocese de Jundiaí, fica sempre aberta aos fiéis e tem celebração todos os domingos, sempre às 18 horas. A Igreja teve sua primeira Missa celebrada pelo padre Murilo Moutinho e também recebeu celebrações de diversos Bispos Diocesanos, como: Dom Roberto, Dom Gabriel, Dom Amaury, Dom Agnelo Rossi que veio fazer um pedido a São Francisco, Bispo do Santuário Nacional de Aparecida, Dom Darci José Nicioli e o atual Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa.

 


A IGREJA DE SÃO FRANCISCO completou, no último dia 04 de outubro, 40 anos com uma grande festa para São Francisco, o padroeiro da natureza. Os fiéis que visitam a Igreja encontram exposta uma relíquia de São Francisco de Assis, que foi doada pelo Vaticano há 33 anos, com a documentação de originalidade assinada pelo Papa João Paulo II.
Na propriedade, bem ao lado da Igreja tem uma Sala dos Milagres e um museu com inúmeras relíquias expostas.


Durante o ano, João Foga realiza diversos eventos religiosos que sempre reune toda a comunidade e as famílias da região. No mês de outubro,  a Coroação de Nossa Senhora Aparecida e a festa das crianças são um dos momentos mais emocionantes proporcionados aos fiéis, com distribuição de brinquedos e lanches para a comunidade. Já no fim de todos os anos, são feitas as Missas de Natal e no dia 31 de dezembro, último dia do ano, celebra a Missa de passagem de ano e agradecimento, outro momento de muita fé e união da comunidade da região.

 

 

Nos últimos dois anos João Foga realizou na IGREJA DE SÃO FRANCISCO, a Missa dos Agricultores, uma importante homenagem a todos agricultores de Itupeva, está feita em parceria com Prefeitura Municipal de Itupeva que entrega aos agricultores o Subsídio ao Seguro Rural. A família Foga também mantém uma grande tradição , o terço de São Francisco, que é uma promessa do pai de João Foga, e esta tradição completou 105 anos em 2019.


João Foga também é fundador, técnico e patrocinador do time de futebol amador, Esporte Clube Foga, fundado em 2004 e já conquistou cerca de 10 títulos em sua curta história.


O vereador Angelin Lorenção falou sobre a importância desta Moção: “São inúmeros os motivos que justificam essa homenagem, João é um dos mais ilustres cidadãos de Itupeva e é uma honra poder referencia-lo.” disse Angelin.

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web