Itupeva - Sexta-Feira, 27 de Julho de 2018 - Hora:09:20

Campanha contra queimadas é realizada em Itupeva

 

A campanha de conscientização para o risco das queimadas no município teve, nesta quinta-feira (26), mais uma ação realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente. Pedestres e motoristas que passavam pela avenida Brasil receberam panfletos e informações de como proceder no caso de denúncias contra esta prática - que é crime e prevê até reclusão do responsável.

 

Segundo a secretaria, nesta época do ano a umidade relativa do ar e a incidência de queimadas são fatores que acarretam problemas respiratórios e até riscos de incêndio próximo às residências.

 

No material informativo da campanha - intitulada “Apague esta ideia! Queimada é crime!” - é destacado que a fumaça produzida pelas queimadas afeta diretamente a saúde de todos, especialmente crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Ressalta, ainda, que a queimada é "extremamente prejudicial à nossa flora (vegetais) e fauna (animais)" e que "muitas vezes o fogo atinge espécies ameaçadas de extinção ou únicas na região”.

 

A secretaria alerta também que queimada é crime, previsto no Artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605): “É crime causar poluição de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem mortandade de animais ou destruição significativa da flora”. Além de multa, a lei prevê até reclusão do infrator.

 

Além da entrega de panfletos, a secretaria também está instalando faixas de alertas nos bairros, principalmente nos locais onde a incidência de queimadas é maior. “É muito importante esse tipo de campanha. Talvez as pessoas não saibam que é crime e o quanto faz mal para população, deixando o ar muito ruim para respirar”, comentou Gislaine Santos, moradora do Jardim Alegria que recebeu o panfleto.

 

“Vejo muito espaço queimado no caminho para o bairro. Me corta o coração por conta das matas e dos animais, além da qualidade do ambiente e do nosso ar. É muito interessante essa iniciativa”, afirmou a ecologista Terezinha Benati, do Guacuri.

 

Denuncie - Qualquer cidadão pode denunciar uma queimada ligando para o Corpo de Bombeiros no telefone 193 (serviço 24h) ou para a Ouvidoria da Prefeitura de Itupeva, pelo número 156 – disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web