Vinhedo - Segunda-Feira, 29 de Maio de 2017 - Hora:14:29

Campanha de vacinação contra gripe em Vinhedo é prorrogada até o dia 9 de junho

Município vacinou 13.835 pessoas até a última quarta-feira; a meta é imunizar 90% do público alvo

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe, destinada ao grupo prioritário, até o dia 9 de junho. Inicialmente, o término era previsto para esta sexta-feira, 26.

 

O objetivo do Ministério da Saúde é que todos os municípios atinjam a meta de imunizar 90% do público alvo da campanha, já que a média no país até a última quarta-feira era de 60,5%.

 

A imunização teve início na segunda quinzena de abril e é voltada a gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz recentemente), crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, população indígena e pessoas portadoras de doenças crônicas (é necessário apresentar a prescrição médica), que compõem o grupo prioritário.

 

 

Quem pertence a um desses grupos e ainda não tomou vacina deve comparecer a uma UBS.

 

Em Vinhedo, até quarta-feira, 13.835 pessoas haviam sido vacinadas, sendo 1.405 crianças (36,87%), 1.679 trabalhadores da Saúde (72,78%), 290 gestantes (40,56%), 127 puérperas (108,55% do previsto), e 6.862 idosos (90,84%), além de 3161 pessoas com comorbidades e 312 professores. Sem contar as pessoas com comorbidades e professores, a população estimada para ser vacinada em Vinhedo é de 14.501 pessoas.

 

No período da campanha, a vacina está disponível em Vinhedo em todas as Unidades de Saúde (Vila Planalto, Três Irmãos, Vila João XXIII, Casa Verde, Von Zuben, Centro Médico do Jardim São Matheus e Policlínica da Capela), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

 

Saúde bucal

 

Os moradores de Vinhedo com 60 anos ou mais que procurarem as unidades de saúde de Vinhedo para receber a vacina contra gripe também encontrarão um aliado à prevenção do câncer bucal. A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante a campanha avaliações gratuitas, sem necessidade de agendamento, para diagnóstico de possíveis lesões na boca.

 

Para a realização do exame os idosos interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima (Vila Planalto, Três Irmãos, Vila João XXIII, Casa Verde, Von Zuben, Centro Médico do Jardim São Matheus e Policlínica da Capela),  de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h. O horário foi definido com o objetivo de facilitar o atendimento aos usuários idosos.

 

Prevenção

 

A vacina é trivalente, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde. Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, a campanha também vacinará a parcela da população participante contra outros dois tipos do vírus influenza – A (H3N2) e B. A vacina é segura, porém contra indicada para pessoas com alergia a ovo, e/ou que tenha apresentado reação a doses anteriores. Pessoas com febre não devem ser vacinadas.

 

A influenza é uma infecção viral aguda (gripe), de fácil transmissão. Para prevenir a gripe basta a população introduzir medidas simples no seu dia a dia, como lavar as mãos frequentemente, proteger a boca e nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar, evitar lugares fechados com grande circulação de pessoas, manter o ambiente ventilado/arejado, não compartilhar objetos de uso pessoal. Além de, manter alimentação saudável e ingerir muita água.

 

Os sintomas mais comuns da influenza são febre alta, tosse, dor de garganta, falta de ar. O sucesso da recuperação depende diretamente, da procura por assistência médica e tratamento precoce. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde pelo telefone 3886-6300.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web