Segunda-Feira, 31 de Julho de 2017 - Hora:10:23

Campinas: Chopp comCiência: A Ciência da Ayahuasca.

Potencial, usos e efeitos da bebida psicoativa discutidos em uma conversa informativa e descontraída.

 

Retomando a programação do Chopp comCiência na terça, 01 de agosto, o convidado, Dr. Luís Fernando Tófoli, trará dados sobre sua pesquisa em políticas de drogas, ayahuasca e o uso psicoterapêutico de psicodélicos, oferecendo uma introdução aos estudos da ayahuasca, incluindo o básico de sua farmacologia, seus usos e efeitos, a neurociência da ayahuasca e seu potencial terapêutico, apresentando os estudos  realizados pela iniciativa que coordena na Universidade de Campinas, o ICARO, sigla em inglês para 'Cooperação Interdisciplinar para Pesquisa e Extensão sobre a Ayahuasca', incluindo campos diversos como Agronomia, Botânica, Farmacotécnica, Toxicologia, Química, Psicometria, Neurociências e aplicações clínicas, entre outras, além da abertura para parcerias futuras em um campo onde há muitas perguntas científicas ainda em aberto.

 

O Brasil possui relevância internacional e pioneirismo nos estudos sobre a Ayahuasca, bebida sacramental psicoativa de origem amazônica de uso ritual e religioso permitido no país e cuja preparação é feita com duas espécies vegetais, o cipó Banisteriopsis caapi e o arbusto Psychotria viridis.

 

"A ayahuasca e seus usos compõem uma tecnologia ritual com potenciais benefícios pouco compreendidos. Ainda há muito espaço para a academia e a sociedade aprenderem quando se fala dessa bebida psicoativa. Discutir a ciência da ayahuasca é, ao mesmo tempo, romper preconceitos e abrir chances para se alargar as fronteiras do conhecimento".

ressalta o palestrante, Luís Fernando Tófoli.

 

Tófoli é Doutor em psiquiatria pela USP, Professor-doutor do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, coordenador do Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (LEIPSI) e do ICARO (Interdisciplinary Cooperation for Ayahuasca Research and Outreach).

 

Realizado desde 2016, o Chopp comCiência já promoveu 42 encontros com um público aproximado de 3 mil pessoas e é uma iniciativa da NuminaLabs, empresa de marketing digital, geração de conteúdo científico e educacional. Em formato de sarau científico, o evento procura responder a algumas inquietações da sociedade ao debater temas das diversas áreas do conhecimento, sempre baseados em evidências, promovendo a interação entre pesquisadores e o público, que  participa com perguntas e a liberdade de contribuir com informações de suas próprias experiências profissionais e pessoais.

 

 O "Chopp com Ciência" é gratuito e aberto ao público em geral. Informações adicionais na página do evento:

  

Programação:

 

- 01/08 "Chopp comCiência- A Ciência da Ayahuasca com Luís Fernando Tófoli

 

Horário: 20h

 

Local: Alzirão Empório e Bar - Rua Francisco de Barros Filho, 432 - Barão Geraldo

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web