Sexta-Feira, 15 de Setembro de 2017 - Hora:11:56

Cassini: Missão de 20 anos da Nasa chega ao fim em 'grand finale'

Sonda fez seu último mergulho em direção a Saturno. Fim da missão ocorre após quase 300 órbitas em volta do planeta.

 

A sonda Cassini, projeto da Nasa que investigou Saturno, fez nesta sexta-feira (15) seu último mergulho em direção ao planeta após duas décadas de seu lançamento. Com 17 países envolvidos no projeto e um investimento de US$ 3,26 bilhões, a missão juntou milhares de dados importantes sobre o 6º planeta do Sistema Solar.

 

"Cassini é agora parte do planeta que estudou", tuitou a Nasa, após receber o último sinal emitido pela sonda. "Obrigado pela ciência".

 

O último sinal da missão foi recebido às 07h55 ET ( 08h55, em Brasília). A entrada 'autodestrutiva' foi feita com Cassini chegando ao ponto mais próximo de Saturno. Depois, a sonda queimou na atmosfera por conta do atrito em evento que a Nasa batizou de 'Grand Finale'.

 

A destruição de Cassini foi programada porque, segundo a Nasa, o foguete estava começando ficar sem combustível e essa essa situação acabaria por impedir que operadores controlassem o curso da nave.

 

O fim da missão ocorre após quase 300 órbitas em volta de Saturno.

 

Desde o início da missão, a Nasa tinha algumas metas principais: fazer mapas detalhados da gravidade e dos campos magnéticos do planeta, entender melhor do que são feitos os aneis de Saturno e fazer imagens do planeta, luas e seus aneis.

 

 
Fonte: G1
Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web