Vinhedo - Terça-Feira, 14 de Julho de 2015 - Hora:14:36

Centro de Testagem e Aconselhamento da Prefeitura de Vinhedo começa a oferecer teste rápido de HIV por fluido oral

Em caso positivo, paciente é encaminhado ao médico infectologista e psicólogo da Rede Municipal de Saúde para dar início ao tratamento, oferecido gratuitamente

Desde a semana passada, um novo teste rápido de HIV realizado por fluido oral está disponível na Rede Municipal de Saúde de Vinhedo. O novo diagnóstico é oferecido de segunda a sexta-feira, em horários alternados no CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, que funciona na Unidade Básica de Saúde do bairro Casa Verde e que desenvolve o programa DST/Aids da Prefeitura.

 

Segundo o secretário de Saúde de Vinhedo, José Luis Bernegossi, a principal vantagem do novo método é possibilitar a ampliação da testagem e do acesso mais rápido e eficiente a todos que buscam o diagnóstico. “Este é um teste disponível a todos os moradores de Vinhedo que quiserem realizá-lo, inclusive como autoexame, tendo como vantagem o tempo do resultado, a segurança e a confiabilidade”, informou o secretário.

 

Como pré-requisto para fazer o diagnóstico oral, é necessário que, nos 30 minutos antes do exame, a pessoa não ingira alimento ou bebida, fume ou inale qualquer substância, escove os dentes ou pratique qualquer atividade oral. “Este procedimento é indispensável para a realização do teste feito através da saliva do paciente”, explicou a enfermeira Andréa Valése, chefe CTA de Vinhedo.

 

 

 

O teste é simples, com uma haste coletora descartável é extraído fluido da gengiva e da mucosa da bochecha. A amostra é, posteriormente, colocada num frasco, onde ocorrerá a reação e revelação do resultado, em aproximadamente 15 minutos. Caso apareçam duas linhas vermelhas no resultado indica que naquela amostra há anticorpos anti-HIV, ou seja, o teste é positivo.

 

Neste caso, o paciente realiza um segundo teste, também rápido, com coleta de sangue em ponta de dedo e, se confirmado novamente o resultado, o mesmo será encaminhado para iniciar acompanhamento com profissionais da Rede Municipal de Saúde, como médico infectologista e psicólogo.  Hoje, 90 pacientes portadores de HIV estão em tratamento na Rede Municipal de Saúde. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.

 

O CTA oferece, ainda, gratuitamente, testes rápidos para detectar outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, hepatite B e C. Os exames são oferecidos durante todo o ano, sem a necessidade de agendamento ou apresentação de pedido médico. A coleta de sorologia também é disponibilizada nas demais Unidades Básicas de Saúde de Vinhedo, porém, é necessário apresentar o pedido médico.

 

 Para o prefeito Jaime Cruz o mais importante é oferecer serviços de qualidade à população e de forma gratuita como forma preventiva. “A Prefeitura tem investido muito no trabalho de orientação e conscientização, para esclarecer à população e principalmente encaminhá-la a tratamentos corretos e especializados”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

 

Mais informações sobre os testes podem ser obtidas no CTA pelo telefone 3886-2395.

 

CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento – Unidade Básica de Saúde do bairro Casa Verde

Horários das testagens por fluído oral:

 

Segunda-feira: 14h às 15h30

Terça a Sexta-feira: 8h30 às 11 e das 14h às 15h30

Endereço: Rua Morubixaba, s/nº, bairro Casa Verde

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web