Jundiaí - Segunda-Feira, 29 de Outubro de 2018 - Hora:13:05

Cidade das Crianças: seminário na Argentina agrega ideias a Jundiaí

 

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, a diretora de Projetos Urbanos, Aline Cannataro de Figueiredo e a arquiteta do Departamento de Urbanismo, Alissandra Bernardini de Oliveira participaram, na semana passada, de um seminário sobre políticas públicas para crianças, realizado na cidade de Rosário, na Argentina. Desde o último dia 15, Jundiaí é a primeira cidade do Estado e a segunda do País a integrar a Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças.

 

Segundo Peroni, a participação no evento foi fundamental para entender a dimensão e grandeza do projeto ao qual o Município aderiu, se comprometendo a ouvir as crianças na definição das políticas públicas. “Conhecemos as ações da Prefeitura de Rosário que, há 20 anos, aderiu à Rede e conseguiu efetivamente realizar ações para a criança na cidade. O Tríptico da Infância, por exemplo, possui três espaços públicos totalmente pensados para as crianças e é um modelo incrível de local que estimula o brincar em diferentes ambientes, um parque, uma área com mais elementos da natureza e outro de experimentações culturais”.

 

O gestor conta, ainda, que a equipe visitou a sede do Projeto Cidade das Crianças, onde puderam entender como as políticas públicas municipais ganharam força com a adesão da população. “Hoje elas não se limitam a Rosário, mas se abrem à toda a Província de Santa Fé, formada por 48 municípios”, acrescenta Peroni.

 

A adesão à Rede tem por objetivo incentivar a participação das crianças nos processos de discussão sobre ações para a cidade que resultem em melhor qualidade de vida para todos os habitantes. O decreto assinado pelo prefeito Luiz Fernando Machado prevê a criação de um Comitê de Crianças, que vai poder opinar na definição das políticas públicas da cidade.

 

Atualmente, já existe um grupo interdisciplinar, chamado Grupo de Trabalho Criança na Cidade, com representantes de várias unidades de gestão da Prefeitura e também do CMDCA que vem discutindo questões voltadas às crianças. “O grupo, que se reúne semanalmente, vai dar continuidade aos próximos passos, que visam a definição de medidas efetivas que promovam a qualidade de vida no Município sob a ótica das crianças”, ressaltou.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web