Vinhedo - Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017 - Hora:08:48

Com ação no Centro da cidade, Vinhedo levou conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata

 

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Rotary Club, promoveu neste sábado, 18, na Praça Sant’Ana, uma ação de conscientização e prevenção do câncer de próstata. Esse trabalho integra a campanha Novembro Azul. Foram distribuídos informativos aos motoristas que trafegavam pela Nove de Julho e também aos pedestres que passavam pelo local.

 

Outra ação de conscientização será realizada nesta quarta-feira, 22, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, na Capela, à noite, durante as quartas de final do Futebol Super Máster, que reúne jogadores a partir dos 50 anos. Nesse dia, será distribuído um material informativo para os interessados. Além disso, durante todo o mês, as UBS farão o acolhimento dos usuários, orientando sobre a consulta e exames.

 

“A conscientização leva à prevenção e também ao diagnóstico precoce da doença, o que facilita o tratamento e aumenta bastante as chances de cura. Os homens não podem ter receio de cuidar da própria saúde”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

 

O câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Perde apenas para o câncer de pele não-melanoma. Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa.

 

Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite).

 

Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. O exame de PSA pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o médico.

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web