Segunda-Feira, 18 de Setembro de 2017 - Hora:14:42

Como o câncer começa? Todos deveriam saber como se formam células cancerígenas

Para muitas pessoas a palavra “câncer” já provoca preocupações e chega até ser evitada de forma quase supersticiosa, mas ignorar sua existência apenas contribui para o medo, o preconceito e a falta de consciência sobre o assunto.

 

Entender como um câncer começa, por exemplo, ajuda a antecipar diagnósticos, tratamentos e, claro, uma cura da condição que abriga um grupo de mais de 200 doenças diferentes. Aprenda como ocorre a formação de células cancerígenas.

Como células cancerígenas se formam no organismo

 

 

 

O câncer começa quando há um descontrole no crescimento de células de determinado órgão ou tecido. A anormalidade faz com que as células cancerosas, em vez de morrer, aumentem e formem novas células que, ao contrário das normais, invadem outros tecidos e assumem características aberrantes quando comparadas a células normais.

 

As células se tornam cancerosas quando há um dano no DNA, atrapalhando o trabalho de genes que controlam o crescimento e a divisão normal das células.

 

A alteração no DNA pode ser herdada ou causada por fatores externos, como exposição excessiva ao sol ou tabagismo, por exemplo, em casos mais óbvios. Mas nem sempre é possível determinar exatamente o que causou um câncer em um indivíduo.

 

 

As células cancerígenas geralmente formam um tumor, mas no caso de leucemia, elas, na maioria das vezes, atingem o sangue e os órgãos hematopoiéticos e circulam por tecidos onde elas se desenvolvem.

 

Quando entram na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos, as células cancerosas se espalham em outras partes do corpo, crescendo e formando novos tumores que, ao longo do tempo, passam a substituir o tecido normal. O processo de disseminação do câncer é que chamamos de metástase, o estágio mais avançado da doença.

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web