Jundiaí - Segunda-Feira, 18 de Setembro de 2017 - Hora:10:29

Conexão Cultural inicia ações no terminal Eloy Chaves em Jundiaí

 

Quem passou pelo terminal do bairro Eloy Chaves na manhã deste sábado encontrou um cenário diferente. Além do som das batidas comandadas pelas pick-ups do DJ Piggy, os passageiros que aguardavam seus ônibus também acompanharam os trabalhos realizados por grafiteiros encarregados de dar um colorido à mais ao cenário urbano.

 

O projeto Conexão Cultural é uma iniciativa em conjunta das Unidades de Gestão de Cultura e Mobilidade e Transporte, cujos gestores acompanhavam de perto todas as ações do evento. “O projeto veio ao encontro do que estamos realizando desde o início do ano, que é a descentralização da Cultura, levando toda a forma de arte para quem está nos bairros”, disse Vasti Marques, gestora da Cultura, lembrando que o Conexão Cultural é conduzido por quatro vertentes diferenciadas.

 

“Primeiro, trazemos a grafitagem para os terminais, que é uma arte muito dinâmica e, por ficar exposta ao tempo, no futuro pode ser renovada. Em segundo, teremos oficinas mensais, começando com a de grafite. A terceira vertente são as apresentações artísticas, como dança, coral, pintura, especialmente, com artistas do bairro onde o terminal está instalado. E por fim, estamos em busca de parcerias para instalar paineis que possam informar a população sobre a programação de artes na cidade”.

 

O gestor de Mobilidade Urbana, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, lembrou que a iniciativa também faz parte do projeto de revitalização dos terminais, começando pelo terminal do Eloy, que recebeu lavagem mecanizada e nova pintura nos últimos dias. “É importante dizer que estas ações não são eventos e sim, que já estão sendo incorporadas em nossa agenda permanente. Estamos criando espaços e fazendo adaptações para receber todas as manifestações artísticas em nossos terminais e proporcionar que a cultura chegue até às pessoas em sua rotina, tornando mais agradável a passagem por locais como este”.

 

A ação recebeu os parabéns do grafiteiro Márcio Silva, ou melhor, Insane, como é conhecido na cidade. “Somos uma equipe de grafiteiros que estará trabalhando aqui nos terminais durante toda esta semana, para concluir este painel que deixará o terminal muito mais bonito e colorido. Acho que é algo que vai agradar tanto as pessoas que passam por aqui, como os profissionais que vivem desta arte.”



Sopa de Letrinhas

No próximo sábado, dia 23, o projeto Conexão Cultural prossegue com a realização de uma ação de grafitagem que está sendo chamada de “Sopa de Letrinhas”. Ao todo, 40 grafiteiros, profissionais e amadores, pintarão o muro de cerca de 70 metros localizado em frente o terminal do Eloy Chaves, utilizando letras como forma de expressão. “Cada um poderá mostrar suas marcas pessoais e como as letras têm significados diferentes para cada um desses grafiteiros”, complementou o diretor da unidade de Cultura, Marcelo Peroni.

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web