Vinhedo - Quarta-Feira, 27 de Setembro de 2017 - Hora:09:02

Consumo de água aumenta 17% em Vinhedo e reforça a necessidade do uso racional durante a estiagem

 

Sem chuvas há mais de 30 dias, e em pleno período de estiagem, o consumo de água aumentou nos últimos dias em Vinhedo.

 

Em 15 dias, foram consumidos 21,5 milhões de litros de água, um aumento de 17,1% em relação ao mês anterior. O aumento no consumo é crescente em todos os períodos do dia, reforçando a necessidade de se utilizar a água com responsabilidade, apenas para as necessidades básicas.

 

“As nossas estações de tratamento estão trabalhando dentro da sua capacidade para atender a população, no entanto, parte desse consumo vem do desperdício de água que acaba prejudicando a reservação de água bruta. A Sanebavi conta, neste momento, com a colaboração de cada morador para economizarmos água até o início do período chuvoso”, explica o superintendente da Sanebavi, Danilo Ferraz.

 

Com a falta de chuvas, os mananciais ficam com o nível baixo, dificultando a captação de água bruta para tratamento. Este ano, Vinhedo registrou 89 dias de chuvas, com um índice acumulado de 1.165 mm. A situação é parecida com o ano de 2015 quando foram registrados 1.141 mm, em 111 dias.

 

Segundo a Defesa Civil de Vinhedo as chuvas acima da média registradas em 2016, com um acumulado de 2.049 mm, em 117 dias, não foram suficientes para a recuperação hídrica.

 

Investimentos

A Sanebavi vem investindo nos últimos anos em diversas ações para garantir água para o município.

 

Nas ações de combate às perdas, foram realizados trabalhos de pesquisa e detecção de vazamentos não visíveis em todo o município e a substituição de redes antigas em alguns bairros.

 

A construção de um novo reservatório com capacidade para armazenamento de dois milhões de litros de água tratada na Estrada da Boiada e a terceira estação de tratamento de água do município, a ETA Capivari, também estão entre os investimentos realizados pela autarquia.

 

Estão previstas outras ações para continuar o trabalho de combate às perdas, entre elas a setorização de rede no Vista Alegre e São Joaquim, a finalização da substituição da rede adutora entre os reservatórios da Estrada da Boiada até o residencial Vista Alegre, a construção de um novo reservatório de um milhão de litros na região da Capela, a realização de forma pioneira no Estado de São Paulo do estudo hidrogeológico para fazer um diagnóstico da capacidade e quantidade de água subterrânea disponível em todo o território de Vinhedo, além de identificar todos os poços cadastrados ou não no município.

 

Ainda fazem partes de projetos das Sanebavi a setorização do Marambaia e da Capela, a reestruturação do ponto de captação de água bruta do córrego Bom Jardim e do rio Capivari e a construção de um reservatório de água tratada na Vila Hípica.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web