Jundiaí - Quarta-Feira, 25 de Julho de 2018 - Hora:09:09

DAE Jundiaí é selecionada para projeto sobre redução de perdas e eficiência energética

 

A DAE Jundiaí é uma das dez empresas escolhidas para participar do ProEESA (Projeto de Redução de Perdas e Eficiência Energética no Abastecimento de Água), organizado pela Agência Reguladora Ares-PCJ. O programa tem duração de um ano e o objetivo é a formatação, ao final, do Plano de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética.

 

Pela DAE, participam os servidores Leandro Ferro, gerente de Eletromecânica e Operações, Osmar Aparecido Raphael, gerente de Controle de Perdas, e Fernanda Calheiros, chefe da Seção de Perdas. O projeto prevê aulas em diversas cidades, entre as quais Jundiaí, cuja visita está agendada para janeiro de 2019.

 

“São dez encontros e o mais interessante é a troca de conhecimento. Às vezes, as técnicas são as mesmas, mas a forma como cada concessionária de saneamento as aplica pode ser mais eficiente, garantindo melhorias”, avalia Osmar Raphael.

 

O comprometimento da DAE nestes setores e os indicadores foram relevantes no processo de seleção. Na área de controle de perdas, a empresa contabiliza cerca de 32% de perdas totais, sendo menos de 10% de perdas reais; possui um Plano Diretor de Controle de Perdas de Água e trabalha com a setorização e instalação de macromedidores pela cidade.

 

Já no setor elétrico, a DAE é reconhecida pela redução na emissão de gás carbônico, ação possível graças à compra de energia de fontes incentivadas, por meio do sistema de “mercado livre”. A empresa também desenvolve ações para melhoria da eficiência energética e operacional de suas unidades, iniciativas que agora integrarão o plano a ser elaborado.

 

Para Leandro Ferro, pensar em perdas de água e eficiência energética de modo conjunto é um ganho para a empresa. “A eficiência energética depende de vários setores da DAE, desde a engenharia nos projetos até a manutenção e operação das unidades e redes. Tudo influencia no consumo de energia”, avalia.

 

Parceria Brasil-Alemanha
O ProEESA é realizado pelos governos do Brasil e da Alemanha, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

 

Em 2018, integram o grupo a DAE Jundiaí, Companhia Ituana de Saneamento, SAAE Sorocaba, DAE Americana, SAEP Pirassununga, SAAEB Brotas, SAAE São Carlos, CODEN Nova Odessa, SAAE Porto Feliz e COMASA Santa Rita do Passa Quatro.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web