Itupeva - Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2016 - Hora:19:22

Dedo de verso e prosa

Por Paulo Marcondes

Muitos leitores acompanharam o ano passado, as comemorações do Jubileu de Diamante da Romaria de Itupeva. Completou sessenta anos que os cavaleiros se reuniram pela primeira vez e desde então vão anualmente até Pirapora.

 

Para quem não sabe vamos relembrar que em outubro de 1955 foi formada a primeira diretoria de cavaleiros de Itupeva com o objetivo de organizar a primeira romaria de Itupeva até o Santuário do Bom Jesus.

 

Entretanto a primeira romaria aconteceu de fato apenas em 1956. Estava programada para ser dia 6 e 7 de abril, mas devido à uma forte chuva, foi adiada em uma semana. A 61º Romaria será nos dias 2 e 3 de abril próximo.

 

Durante o Jantar Anual de Confraternização da Diretoria, o presidente Angelin comemorou o Jubileu e relembrou os primeiros tempos dos Romeiros, e disse:


“Fazendo um paralelo no tempo, posso afirmar que a ideia de romaria que tenho hoje começou a ser desenhada na memória daquele menino que eu era em 1955.”


“Ainda me lembro, quando o meu tio Ludovico chegou em casa com a novidade da Diretoria da Romaria de Itupeva, na qual ia ser representante da família Lorenção entre os fundadores.”

 

Durante seu discurso, Angelim lembrou das dificuldades que os pioneiros enfrentaram para resolver as dificuldades de organizar uma romaria. Disse ainda dos inúmeros detalhes que envolvem até hoje, e fez um paralelo com os grandes obstáculos que já haviam naquela época e ainda persistem.

“O primeiro livro de atas revela que o padre Miguel Schledorn vinha de Jundiaí, era o diretor espiritual e incentivava para a organização da romaria. Nenhum político e nenhuma autoridade regional veio ajudar. Mesmo entre as pessoas do pequeno bairro de Itupeva não faltaram alguns que duvidaram do êxito da organização da diretoria. Ainda hoje existem os que deploram os romeiros”.

 

Já no final de seu discurso, o presidente fez um balanço positivo de sua gestão como presidente e conclamou a todos a permanecer unidos no objetivo de melhorar cada vez mais a romaria, seu reconhecimento tradicional e respeito regional e hoje é declarada como patrimônio cultural imaterial.

 

O tradicional churrasco da romaria, no próximo dia 6 de março, vai ser realizado no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Bairro do Medeiros, também conhecida por Igreja de Pedra.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web