Sexta-Feira, 25 de Agosto de 2017 - Hora:10:37

Destinos brasileiros para amantes de chocolate

Segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo, 75% dos brasileiros consomem chocolate, dos quais 61% dessas pessoas compram pelo prazer e satisfação que o produto proporciona.

 

Só para ter uma ideia do chocolate que corre no sangue do brasileiro, de janeiro a setembro de 2016, a comercialização desse produto cresceu 13% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

 

E para ajudar os chocólatras a viajarem por destinos doces do Brasil, a Agência de Notícias do Turismo preparou essa lista com algumas sugestões de destinos brasileiros que se destacam pela produção industrial ou artesanal dessa delícia feita a base de cacau.

 

Ilha do Combu (Pará)

 

Ilha do Combu, próximo a Belém (foto: Eduardo Vessoni)

 

Combu é uma das 39 ilhas de Belém e ganhou fama com seus chocolates artesanais, feitos com cacau plantado no quintal de casas erguidas sobre palafitas, em plena floresta amazônica. Até chefs brasileiros como Alex Atala e Thiago Castanho já se renderam ao produto para a preparação de seus pratos.

 

Essa Área de Proteção Ambiental (APA) está na margem esquerda do rio Guamá, a 1,5 km ao sul de Belém. Com 15 km² de extensão, a ilha é procurada por seus passeios em furos e igarapés locais, como são conhecidos os braços de rios que criam canais naturais que invadem o interior da ilha.

 

Ilhéus (Bahia)

 

 

Declarada a “capital do cacau”, a cidade é destino para quem quer conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde as plantações de cacau até o doce pronto para consumo.

 

O destino conta com atividades turísticas como visitas a fazendas do fruto, onde é possível ouvir histórias vividas pelos antigos moradores, no início do século passado; e conhecer a Fábrica de Chocolate, considerada a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste.

 

Entre os eventos relacionados ao doce, Ilhéus abriga eventos anuais como o Circuito Cacau Running, uma corrida que traz a cultura da região cacaueira para as ruas do município, e o Festival Internacional do Chocolate e Cacau, encontro com cursos e palestras, feira com exposição de chocolate e atividades culturais que, em 2017, aconteceu em julho.

 

Vila Velha (Espírito Santo)

 

 

Vista da fábrica da Garoto, em Vila Velha, no Espírito Santo. A atração mais famosa desse destino na Microrregião de Vitória, capital do estado, é a fábrica de chocolates da Garoto, cujas visitas incluem passeio pela fábrica e pelo museu do chocolate.

 

Durante o Chocotour, como é conhecida a visita, é possível acompanhar o processo de fabricação do produto e fazer degustação de bombons

 

Campos do Jordão e Caçapava (São Paulo) 

 

O turismo do chocolate colocou Campos do Jordão na rota das cidades mais famosas para amantes de chocolare, onde se localizam fábricas e chocolaterias especializadas em tipos, sabores e derivados do doce como fondue, chocolate quente, geléias, licores e souvenirs.

 

Visita à fábrica da Nestlé, em Caçapava, no interior de São Paulo.

 

A 6o km dali e a 109 km da capital paulista, fica Caçapava, endereço da fábrica da Nestlé com portas abertas para visitação e, claro, degustação dos doces. O Tour Nestlé dura 50 minutos, aproximadamente, e com vista panorâmica para linha de produção.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web