Itupeva - Quinta-Feira, 09 de Fevereiro de 2017 - Hora:07:36

Diocese convidou autoridades para falar sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2017

A Diocese de Jundiaí reuniu na noite do dia 3 de fevereiro, autoridades e gestores públicos das 11 cidades do território da diocese, para falar sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2017, que é “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”.

 

Este evento que já é tradição no calendário da diocese, tem por objetivo dialogar com as autoridades e gestores públicos das 11 cidades, incentivando ações preventivas sobre o tema proposto ”Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, com fortes ligações ao de 2016, quando o tema foi sobre “Saneamento Básico”.

 

Importante lembrar que esta preocupação com preservação da ecologia e meio ambiente já foram abordados nos temas da CF nos anos de 1986, 2004, 2007, 2011 e 2016. E para falar sobre o tema para este publico foi convidada a engenheira ambiental Kate Zybar Pereira.

 

Ela falou da necessidade de todos/as agirem com atitudes de prevenção ambiental. Disse que os biomas – fragmentos de vegetação existentes em áreas urbanas e rurais, é importante para o equilíbrio ambiental e indagou: “Será que estamos fazendo a lição de casa do que foi proposto nas edições anteriores?”.

 

Colocou ainda um exemplo que está acontecendo agora: que o desequilíbrio ambiental provocado pela catástrofe com a barragem em Mariana/MG tem fortes ligações com o surto de febre amarela atual, pois ele tem apresentado mais frequência em cidades próximas a Mariana. Também falaram sobre o tema o coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade, Fabio Noronha e o padre Juverci Pontes.

 

Presente ao evento o Promotor de Justiça e Meio Ambiente, Dr. Claudemir Batallini, o deputado estadual, Junior Aprilanti, o prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, os secretários de Meio Ambiente de Itupeva, Renato Gonçalves e o de Várzea Paulista, João José de Lima. Também presentes  o vereador Rodrigo Santi, de Cabreuva, representando o prefeito Henrique Martin e o presidente da Câmara Municipal, Antonio Carlos Mangini, o vereador presidente da Câmara Municipal de Campo Limpo Paulista, Denis Roberto Bragheti, os vereadores de Itupeva, Osvando Ferreira dos Santos e o Ezequiel Alves de Oliveira, que representou o prefeito Marco Antonio Marchi e Antonio Aparecido Nunes, vereador de Santana do Parnaíba.

 

Também presente, agentes de pastorais das 66 paróquias da Diocese, outras lideranças municipais e pessoas da sociedade civil organizada.

 

No encerramento do evento o padre Juverci Pontes, o Fabio Noronha Dolaine Coimbra e Rosangela Moretti, fizeram a entrega de um exemplar do Texto Base da Campanha da Fraternidade 2017, às autoridades que participaram do evento.

 

A partir de 01 de março agentes da Campanha da Fraternidade, da Pastoral Fé e Política e do Fórum das Pastorais Sociais iniciam um programa de visitas às Câmaras Municipais da 11 cidades, onde durante as sessões ordinárias fazem uma apresentação do tema da CF 2017.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web