Itupeva - Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2017 - Hora:08:56

Educadores de Itupeva participam de oficina do Programa “Ler é uma Viagem”

 
 
 
Educadores de Itupeva e profissionais ligados à área de Educação participam nesta quarta-feira (16), a partir das 9h, no Espaço HTPC, da oficina-performance “Dom Quixote Entre Cartas” pelo programa “Ler é uma Viagem”. A atividade é oferecida pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, CCR AutoBAn (concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes), Instituto CCR e Prefeitura de Itupeva.
 
 
Durante três horas, os participantes terão a oportunidade de mergulhar na experiência do autor espanhol Miguel de Cervantes e interagir com os personagens em diversas atividades lúdicas - como técnicas do jogo teatral, processos de mediação de leitura e escrita criativa. A leitura da segunda parte do livro “Engenhoso Cavaleiro Dom Quixote de La Mancha”, escrito em 1616, terá de ser feita em voz alta, inclusive.
 
 
A oficina-performance tem objetivo de oferecer a educadores, artistas, mediadoras de leitura e interessados na formação a oportunidade de conhecer melhor o "espírito quixotesco", viajando pelos caminhos fantásticos da obra de Miguel de Cervantes, acompanhados da leitura em voz alta e música ao vivo, executadas por um elenco composto por arte-educador, atriz, músico e fotógrafa do programa.  A atividade também tem o intuito de inspirar práticas leitoras em escolas, bibliotecas e outros espaços culturais.
 
 
“Nessa oficina-performance, apresentamos a obra máxima de Miguel de Cervantes e contextualizamos os dois volumes que contam as aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança. Durante o encontro, convidamos a plateia a participar da leitura compartilhada de diversos trechos e encenar uma das suas aventuras. Após toda essa sensibilização, oferecemos 20 minutos para que cada pessoa escreva uma carta e encerramos com o livre compartilhamento delas. São três horas de convivência com a leitura e a escrita que transformam nossas práticas leitoras”, comentou a atriz Élida Marques, idealizadora do Programa "Ler é uma Viagem".
 
 
"Participar do programa “Ler é uma Viagem”, desenvolvido em parceria com a CCR Autoban, vem ao encontro das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, que é o de promover a formação continuado dos profissionais de Educação, incentivando a troca de experiências e a melhoria da educação ofertada às nossas crianças", destacou Fábio José Andrade, secretário de Educação e Cultura.
 
 
Além de Itupeva, estão previstas atividades em Francisco Morato, Cordeirópolis, Monte Mor e Louveira, municípios sob influência das rodovias do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, administrado pela CCR AutoBAn dentro do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.
 
 
Ler é uma Viagem - O Ler é uma Viagem é um programa de incentivo à leitura que desde 2003 desenvolve sessões de leitura com música ao vivo para estimular o prazer da descoberta do texto entre crianças, jovens e adultos de todo o Brasil. Por meio de projetos temáticos patrocinados (Hans Christian Andersen, Guimarães Rosa, e agora, Dom Quixote), já realizou mais de 600 apresentações, atingiu mais de 7 mil professores e mais de 35 mil estudantes em escolas e bibliotecas públicas.
 
 
O programa apresenta-se em diversos formatos, mas sempre pensados a partir do conceito intimista de uma sessão de leitura compartilhada entre, no máximo, 60 pessoas. "O projeto oferece um ambiente de imersão nos textos que estimula a escuta, a identificação, a criatividade e também possibilita que os professores compartilhem ferramentas pedagógicas para dar continuidade à experiência com os alunos depois, em sala de aula", explicou a idealizadora do projeto Élida Marques. Neste ano, o programa inaugurou uma Sala de Leituras em Itu, cidade sede do Ler é Uma Viagem desde 2009.
 
 
Serviço – Oficina Programa “Ler é uma Viagem” em Itupeva
Data: quarta-feira (16)
Horários: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Local: Espaço HTPC – rua Vicente Tartalha, 96, Jardim São Vicente
Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web