Vinhedo - Segunda-Feira, 20 de Julho de 2015 - Hora:09:17

Em reunião com os vereadores, Prefeito anuncia continuidade do processo de requisição administrativa da Santa Casa de Vinhedo

A cidade de Vinhedo caminha para ter uma Nova Santa Casa, num novo modelo de gestão, reestruturada, com UTI´s e Centros Cirúrgicos ampliados, dentro das normas legais, para atender a população de Vinhedo. Com este enfoque, o prefeito Jaime Cruz, em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, no Gabinete, confirmou a prorrogação do processo de requisição administrativa da Santa Casa de Vinhedo por mais 6 meses, até 4 de fevereiro de 2016

Os secretários de Saúde, José Luis Bernegossi; de Administração, Adriano Corazzari; de Governo, José Pedro Cahum; e de Negócios Jurídicos, dr. Elvis Tomé; além do presidente da Câmara, vereador Márcio Melle, e dos vereadores Nil Ramos, Paulinho Palmeira, Val Souza, Alexandre Viola, Dario Pacheco, Bacural, Marta Leão, Edu Gelmi, Rodrigo Paixão e Valdir Barreto.

 

         “Nossa meta é reabrir a Santa Casa com todas as condições clínicas e legais para atender, com dignidade, o povo de Vinhedo. E estamos trabalhando forte nisto, com o apoio da Câmara Municipal, e dentro de um Plano de Ações e Metas totalmente profissional e com toda a responsabilidade para que, após o término do processo de requisição administrativa, a Santa Casa possa ter condições plenas de ter uma autogestão, com uma nova estrutura, incluindo um novo estatuto da Irmandade, seguindo o Plano Diretor estabelecido e amplamente divulgado“, comentou o prefeito Jaime Cruz.

 

      Durante a reunião com os vereadores, foi apresentado um resumo das ações realizadas neste 1 ano de gestão da Prefeitura sob o processo de requisição administrativa da Santa Casa de Vinhedo. O Gestor Geral da Santa Casa, Celso Beltramini, fez a apresentação que conteve informações de como a Irmandade estava antes do processo e os importantes avanços até o presente momento, destacando a inclusão da Santa Casa no Prosus, programa de parcelamento de dívidas tributárias do Governo Federal (em análise, para que, após a aprovação, a Irmandade possa voltar a ter a Certidão Negativa de Débitos, necessária para contratação de serviços com o setor público, bem como o recebimento de emendas parlamentares); a auditoria interna realizada; a implantação do Pronto Atendimento 24 horas, tanto Adulto como Pediátrico, para convênios e particulares; a retomada de 32% dos leitos hospitalares para baixa complexidade, em destaque 10 leitos pediátricos; as obras de reforma plena e ampliação do Centro Cirúrgico (antes 3 para 5 novas salas) e da UTI (antes 6 leitos para, agora, 11 leitos); novos sistemas de tubulações de gases, incluindo oxigênio, entre outros, já em testes; novo sistema de ar condicionado e exaustão, em licitação; nova lavanderia  (incluindo um agradecimento especial à empresa Jacto, do senhor Raul Ferreira Leite, que doou os azulejos para a obra); entre outras ações, sempre dentro dos parâmetros legais e em acordo com as normas da Vigilância Sanitária.

 

Após a reunião, o prefeito convidou os vereadores para acompanhar as obras em andamento na Santa Casa. No local, tiveram a oportunidade de verificar o já funcionamento dos novos leitos de pediatria, as obras do Centro Cirúrgico e UTI´s, os novos sistemas de tubulações de gases, a nova lavanderia e outras reformas em andamento.

 

 “Investimos, e muito, na saúde preventiva. Nossos profissionais da área da Saúde trabalham incansavelmente para que a população possa ter acesso a programas e ações que permitam tornar a Vida mais saudável. Contudo, se necessário for, também precisamos ter um hospital adequado para os casos necessários de internações e estamos caminhando para isso. É prazeroso sentir que o ambiente da Santa Casa já é outro, num clima mais confiante, responsável, sério, com qualidade e excelência no atendimento, como o povo vinhedense merece”, complementou o prefeito Jaime Cruz.

 

Reunião da Comissão de Gestão da Santa Casa

 A Comissão de Gestão da Santa Casa de Vinhedo encaminhou ao prefeito Jaime Cruz o pedido de prorrogação do processo de requisição administrativa, que vence no próximo dia 4, durante a reunião mensal para prestação de contas e apresentação do relatório das atividades desenvolvidas. A reunião ocorreu na quinta-feira, dia 16, na sede da Secretaria de Saúde. Participaram da reunião os secretários José Luis Bernegossi (Saúde), Elvis Tomé (Jurídico), Deise Serafim (Fazenda), José Pedro Cahun (Governo); o contador da Prefeitura, Eduardo Josepha; a diretora de assuntos estratégicos na Secretaria de Saúde, Aline Guiraldelo de Souza; o vereador Nil Ramos; além do gestor clínico da Santa Casa, Celso Beltramini; a provedora do hospital, Marta Elisa Antunes de Campos; o médico Frederico Fernandes (representando a classe médica) e a vice-presidente do Conselho Municipal da Saúde, Maria Aparecia Maciel.

 

     “A requisição administrativa já está terminando e estamos indo para uma nova fase de transição. Porém, hoje a Santa Casa não teria fluxo de caixa para suportar a sua abertura, sem o Centro Cirúrgico e a UTI estarem em funcionamento. Para atendimento pleno será necessária, ainda, a contratação de cerca de 120 funcionários técnicos para atuarem nestes setores. Somando aos 120 funcionários atuais, o hospital teria 240 no total, ou seja, estaríamos trabalhando com o número menor de funcionários se levarmos em consideração os 360 que atuavam quando o hospital encerrou as suas atividades, antes da requisição administrativa da Prefeitura, porém com funcionamento pleno e muito mais capacidade”, explicou o secretário de Saúde.

 

            A provedora da Santa Casa, Marta Elisa Antunes de Campos, destacou o importante trabalho feito pela Comissão de Gestão da Santa Casa neste último ano e a relação de confiança estabelecida com os membros da irmandade. “A irmandade precisa permanecer na Santa Casa, precisamos estar preparados para o encerramento da requisição administrativa da Prefeitura, mas a gestão precisa continuar sendo feito pela equipe gestora e não pela irmandade. Eu, como provedora, me reuni com a mesa da Santa Casa e todos concordaram que nosso papel é acompanhar os trabalhos com o propósito de ajudar, mas a gestão não será feita por nós e sim por uma equipe gestora. Trabalho na Santa Casa há 35 anos, sei como os provedores trabalharam no passado, mas agora temos a oportunidade de virar uma página importante para que a Santa Casa não seja o mesmo hospital de antes.  Este comprometimento, transparência na prestação de contas que nos dá conforto para levar adiante este projeto. Precisamos de um hospital que cidadão vinhedense mereça e estou vendo este hospital agora. O que buscamos é oferecer o melhor à população vinhedense”, disse a provedora.

 

 

Benefícios à população com abertura 24 horas da pediatria

            A abertura da ala da pediatria, 24 horas, e abertura de leitos para internação no setor infantil, foram considerados na reunião da prestação de contas os principais benefícios à população.  Este mês, o atendimento da pediatria passou a ser oferecido 24 horas para convênios e particulares. Além disso, o hospital abriu 10 novos leitos, também na pediatria, para internações por meio do SUS – Sistema Único de Saúde, convênios e particulares. 

 

            Segundo informações da comissão hoje 32% dos leitos da Santa Casa estão em funcionamento. “Pode parecer um número pequeno se levarmos compararmos ao total de leitos, mas este número é muito expressivo se consideramos que a UTI e o Centro Cirúrgico ainda não estão em funcionamento”, explicou o secretário.  Ainda de acordo com ele, a média de atendimento na Santa Casa em junho foi de 4.500 pacientes mês, tendo uma média diária de 85 adultos atendidos no PA no período diurno, 17 no período noturno e 26 atendimentos pediátricos. A média de internação também cresceu, são cerca de 12 mensais.

 

            Dados orçamentários, média de atendimento, novas internações e ações desenvolvidas recentemente foram assuntos abordados na reunião, como a reforma realizada na sala de endoscopia e pequenas cirurgias e na pediatria.

 

            As obras no Centro Cirúrgico e na UTI também continuam em andamento.

 

           Durante a reunião foi feita a entrega de documentos onde constam informações referentes questionamentos feitos pela Câmara Municipal. O documento foi entregue ao vereador Nil Ramos, que é relator da Comissão de Saúde do Poder Legislativo.

 

Fonte: vinhedo.sp.gov.br

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web