Jundiaí - Segunda-Feira, 05 de Junho de 2017 - Hora:14:41

Experiência de Emeb é destaque na Semana do Meio Ambiente em Jundiaí

 

Mostrar uma experiência que está dando certo e envolver mais colaboradores em nome do meio ambiente. Com esse objetivo, a equipe da escola municipal Deodato Janski apresenta, segunda-feira (5), no auditório Elis Regina, no Centro Municipal de Desenvolvimento Profissional e Formação (Complexo Argos), o projeto “Aprendendo a Reciclar”.

 

Localizada no Jardim Tarumã, a unidade escolar desenvolve um trabalho de coleta de materiais recicláveis. A ideia partiu dos próprios alunos que se incomodavam com a quantidade de lixo jogada nas vielas do bairro e com os focos de criadouro do mosquito Aedes aegypti. Com o projeto formulado, a equipe da Emeb iniciou um processo de formação que envolveu os professores, os funcionários e as crianças.

 

“O próximo passo foi buscar parceiros que fizessem o destino correto dos materiais. Encontramos algumas empresas que fazem o trabalho e firmamos uma parceria”, lembra a vice-diretora, Samira Zenardi.

 

Além de materiais plásticos, como garrafas pet, em um ano, a Emeb virou ponto de coleta de óleo de cozinha, escova de dente, embalagens, pilhas e até esponjas de uso doméstico. “Recebemos da comunidade e encaminhamos para as empresas. O plástico, por exemplo, vai para o presídio de Franco da Rocha. Já as esponjas vão para a empresa TerraCycle, líder global na solução de materiais de difícil reciclabilidade, para serem transformadas na matéria-prima chamada Pellet, que é usada na construção de vasos, baldes e bancos”, explica.

 

Nova fase


Consolidado na comunidade do bairro, o projeto, iniciado em 2016, começou a se expandir, atingindo escolas municipais, comércios e moradores de várias regiões do município. “Neste momento, o foco é conseguir mais colaboradores e já temos alguns. Escolas privadas e do Sistema Municipal de Ensino trazem para nós os resíduos”, comemora a vice-diretora. “Agora vamos apresentar esse projeto na Semana do Meio Ambiente. Será uma oportunidade importante para divulgarmos esse trabalho feito pela escola e pela comunidade, e que está dando certo”, acrescenta Samira.

 

Toda a renda obtida com o “Aprendendo a Reciclar” é revertida em melhorias para a unidade escolar.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web