Itupeva - Segunda-Feira, 22 de Junho de 2015 - Hora:10:34

Exposição que homenageia Itupeva chega à Biblioteca

A obra do artista plástico, Roberto Bonafé, retrata belezas de Itupeva chega a Biblioteca Municipal de Itupeva na próxima semana

Como parte dos eventos comemorativos dos 50 anos de Itupeva, a Prefeitura leva a exposição "Itupeva: memórias e recantos revelados", do artista plástico Roberto Bonafé, que ficou um mês no Paço Municipal, para a Biblioteca Municipal, na próxima sexta-feira, 26, e ficará por um mês.

“A exposição retrata um pouco do nosso modo de vida” avalia o Secretário Municipal de Educação, Rogério Cavalin. "Vivemos um momento especial e de transformação, e a obra dele (Roberto) nos traz a parte que talvez o nosso cotidiano nos faça esquecer, isso é enriquecedor, ter na cidade uma exposição que tenha como tema a cultura de nossa cidade”, completou Cavalin.

A exposição, composta por 28 peças, apresenta técnica de óleo sobre tela e têm como principais características o impressionismo. "Trabalho no projeto há 3 anos e o resultado foi satisfatório. Tudo começou numa visita ao prefeito. O procurei numa terça-feira, quando ele atende a população em seu gabinete, sem agenda. Durante a visita surgiu à ideia e a partir daí começamos a trabalhar no projeto", explicou Bonafé, que completou falando um pouco sobre seu trabalho. "Arte é manifestação, experimento, portanto, tenho que passar isto para as minhas obras. A cidade é luz e toda esta luminosidade está presente nas telas. Como homenagem, procurei retratar o que há de mais marcante no município, suas particularidades. A ideia é que a exposição seja itinerante e deve passar pelo museu histórico da cidade. A meta é levar o trabalho ao povo. Tenho a intensão de levá-los (os quadros) para as escolas municipais. O trabalho apresenta uma grande diversidade de imagens que retratam o mesmo assunto. Meu trabalho é uma homenagem à cidade que tanto me acolheu", comentou o artista que doou um dos quadros (entrada da cidade) para a Prefeitura Municipal de Itupeva.

A abertura da exposição a acontece na próxima sexta-feira, 26, às 16h, na Biblioteca Municipal de Itupeva, na Rua Deolinda Silveira de Camargo, Jardim São Vicente, mais informações no telefone 4591 8505. A exposição ficará aberta de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Histórico

Mais novo de cinco irmãos, Roberto Bonafé nasceu na cidade de São Paulo, em 14 de maio de 1956. Incentivado por seu pai, o metalúrgico João Bonafé, iniciou seus estudos na Escola Nacional de Desenho e frequentou cursos livres na Pinacoteca do Estado, além de estudar pintura com os mestres Brás Dias, Paulo Acencio e Cláudio Mesquita. Apesar de se destacar também como jornalista, escritor e professor, sempre dedicou atenção especial às Artes Plásticas, participando em exposições e salões nacionais e internacionais.

Há seis anos, o artista mudou-se para Itupeva a fim de resgatar a história de sua família, imigrantes italianos que chegaram a nossa região em 1900, a fim de trabalhar nas lavouras de café e de uva. A beleza e conteúdo histórico da cidade fez brotar nele a disposição de perpetuar, através de suas telas, os casarios, recantos e outras atrações para o turismo rural da cidade. 

Em ITUPEVA, MEMÓRIAS E RECANTOS REVELADOS, Bonafé escreve capítulos importantes de sua própria história, além de nos oferecer uma belíssima seleção de imagens com técnica apurada que, certamente, encantará a todos.


Fonte: itupeva.sp.gov.br

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web