Sexta-Feira, 21 de Julho de 2017 - Hora:11:04

Exumação revela bigode intacto de Salvador Dalí e surpreende peritos

O corpo do pintor foi exumado para realização de teste de paternidade

 

 

 

 
 
A exumação do corpo Salvador Dalí surpreendeu peritos por um detalhe que jamais passaria despercebido. O famoso bigode do pintor catalão foi encontrado intacto na posição de sempre (como ponteiros de relógio marcando 10h10). Por mais de três horas e a portas fechadas, os peritos trabalharam, na noite desta quinta-feira, na tumba do artista, morto há 28 anos e enterrado no Teatro-Museo de Figueras.


"O bigode preservava, como o forense (Narcís) Bardalet dizia, sua posição clássica 10h10, o que foi para ele um momento emocionante e para nós também", disse Luis Peñuelas Reixach, secretário-geral da Fundação Dalí, que administra o museu.

A mando da Justiça, os restos mortais do pintor surrealista foram exumados para coleta de material de DNA, que será usado num teste de paternidade a pedido de María Pilar Abel Martínez, que se diz filha do artista morto.

 

Do corpo de Dalí, foram extraídos cabelos, unhas e dois ossos longos. O material será examinado no Instituto de Toxicologia e Ciências Forenses em Madrid, que vai compará-lo com o material colhido de Pilar Abel, de 61 anos.

 

Se for comprovada a paternidade, ela poderá reivindicar um quarto do legado de Dalí que é, hoje, integralmente detido pelo Estado espanhol e está "bem documentado", segundo Miguel Domenech, que era advogado do pintor.

 

O responsável criticou a exumação como "quase um ato de violência contra a pessoa falecida", mas, de acordo com ele, o procedimento foi realizado sem incidentes, "preservando a privacidade de Salvador Dalí e o patrimônio do museu".

 

"Todos os materiais serão devolvidos à Fundação. A Fundação vai voltar a abrir a sepultura em um ato privado para restaurar a integridade do corpo de Salvador Dalí", disse Peñuelas.

 

A Fundação Dalí, que administra os ativos do mestre surrealista, tomou medidas de segurança para a exumação. Foi posta uma tenda sobre o túmulo, para impedir que fotos fossem tiradas. Além disso, telefones celulares da delegação judicial que participou das operações foram confiscados.

 

A resposta ao pedido de Pilar Abel deve sair em algumas semanas. No próximo 18 de setembro, as provas serão apresentadas no julgamento marcado a respeito do teste de paternidade.



Fonte: Jornal O Globo
 
Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web