Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2015 - Hora:08:56

Feedback produtivo é baseado em fatos e dados

Nem sempre os gestores estão preparados para estabelecer um relacionamento e um diálogo com a equipe

Agosto de 2015 – O feedback está entre as melhores ferramentas do mundo corporativo para desenvolver pessoas e equipes, pois faz o outro enxergar pontos cruciais que ele mesmo não vê. O objetivo é que o líder reforce ou redirecione resultados ou comportamentos profissionais.

 

         Segundo a consultora em comunicação, Fernanda Lobo, o feedback não é manipulação, nem pergunta ou resposta e, sim, uma descrição de fatos, na qual quem o dá deve querer genuinamente ajudar o outro e a si mesmo. “Os gestores precisam dar esse retorno para os liderados como forma de investir no relacionamento interpessoal e estimular à mudança”, ressalta.

 

         Márcia Karelisky, que também é consultora em comunicação e coach, explica que um bom feedback aumenta a produtividade e melhora o ambiente de trabalho. “Para isso, é necessário ter como base os 3 C’s – clareza, concisão e correção -, sendo neutro e usando exemplos”, detalha.

 

         O feedback é um processo dividido em quatro etapas. “O primeiro passo é conquistar a confiança da equipe. O mais importante é que seja contínuo e específico, evitando generalismo”, afirma Márcia.

 

Os critérios para um feedback construtivo consistem em: ser descritivo (não é julgamento), ser específico (não generalista e com exemplos reais), ser compatível (deve agregar valor), ser dirigido ao que pode ser modificado (plano de ação), oportuno (próximo de quando ocorreu) e esclarecido (parafrasear e eliminar dúvidas).

 

         As especialistas apontam que os gestores devem estar preparados e saber observar as reações que o profissional pode ter ao receber feedback. “É comum, a pessoa negar, não levar a sério, culpar os outros ou até mesmo chorar. Portanto, o líder deve saber identificar esses comportamentos para saber se vale à pena ou não investir e insistir nela”, detalha Fernanda.

 

Workshop sobre feedback

 

No dia 22 de agosto, sábado, das 8h30 às 18h, Fernanda Lobo e Márcia Karelisky ministrarão o workshop “Feedback como poderosa ferramenta na gestão de pessoas”.

 

Empresários e gestores de todas as áreas podem participar. O treinamento será na Avenida Gumercindo Barranqueiros, 80, bairro Malota, em Jundiaí. O investimento é de R$ 450 e as inscrições podem ser feitas pelo site: www.comunicatoconsultoria.com.br.

 

Sobre a ComunicAto – atuando desde 2006, a ComunicAto é uma empresa de consultoria em comunicação interpessoal, que capacita e aperfeiçoa profissionais de diferentes áreas. Por meio de treinamentos, que podem ser individuais ou coletivos. As fonoaudiólogas e especialistas em comunicação, Márcia Karelisky e Fernanda Lobo, oferecem atendimento personalizado buscando aprimorar os talentos de cada um.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web