Jundiaí - Terça-Feira, 06 de Outubro de 2015 - Hora:09:51

Feira Orgânica consolida sua edição dupla semanal

Aos sábados na avenida Antonio Frederico Ozanan (entrada principal do Jardim Botânico) e aos domingos na esquina das avenidas Nove de Julho e Prefeito Luiz Latorre (praça Monsenhor Arthur Ricci), sempre das 8h às 12h. Esse é um roteiro consolidado para os moradores da cidade encontrarem os seus agricultores orgânicos em Jundiaí.

Embora também estejam presentes de forma individual em outros espaços e feiras, esses são os dois pontos de encontro dos participantes da organização social Jundiaí Orgânicos, surgida há dois anos com o apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

 

Em reunião promovida nesta segunda-feira (5), os participantes trataram de questões relevantes ao consumidor, como as visitas técnicas que produtores e apoiadores realizam como garantia de origem dos produtos.

 

Feira orgânica
Nesse tipo de evento, os agricultores praticam venda direta com certificação, mas ainda sem usarem o selo de produto orgânico (voltado apenas para quem faz parte do sistema de certificação participativa ou que faz certificação por auditoria externa).

 

Os visitantes, assim como fiscais federais, vão encontrar nas barracas um certificado visível do Ministério da Agricultura. Os produtores que participam dessa feira fazem parte de uma organização de controle social, a OCS Jundiaí Orgânicos.

 

Nesse sistema de certificação usado em Jundiaí, a organização de controle social é composta por três categorias de participantes: os agricultores, os consumidores e os técnicos (de engenheiros agrônomos e florestais a técnicos agrícolas, biólogos ou médicos veterinários). As reuniões são mensais e visitas aos produtores fazem parte do grupo.

 

Quem tiver interesse em participar ou quiser mais informações sobre a OCS Jundiaí Orgânicos pode contatar a Diretoria de Agronegócios, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo. O telefone é (11) 4589-8581 e os endereços eletrônicos são de Sérgio Pompermaier em spompermaier@jundiai.sp.gov.br, Felipe Magro em fmagro@jundiai.sp.gov.br ou Débora Lopes em dlopes@jundiai.sp.gov.br.

 

Parcerias
No diálogo surgido na convivência da Feira Orgânica com o Jardim Botânico brotaram ideias futuras como um canteiro de plantas não convencionais como cururu e muitas outras.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web