Jundiaí - Terça-Feira, 16 de Maio de 2017 - Hora:12:05

Gestores participam de palestra sobre orçamento em Jundiaí

Gestores e diretores da Prefeitura de Jundiaí e das autarquias municipais participaram na manhã desta segunda-feira (15), no auditório da DAE, de uma palestra sobre planejamento, orçamento e gestão no setor público, como parte da 5ª reunião de trabalho com as plataformas de gestão. A palestra foi ministrada pelo economista e especialista na área, José Carlos Polo, que já foi também secretário de Finanças do município.

 

Na abertura da reunião, o prefeito Luiz Fernando Machado reafirmou que a administração atual preconiza, desde o início, a atuação de forma técnica para que a gestão pública seja de fato eficiente. “Nosso entendimento é de que a qualificação da gestão pública gera somente bons resultados. Vamos trabalhar para que a cidade se desenvolva com características de responsabilidade típicas de uma administração financeiramente responsável”, disse.

 

O chefe do Executivo aproveitou a ocasião para reforçar aos diretores presentes a necessidade de se aproximar da comunidade para entender melhor as suas demandas e buscar soluções para os problemas. “O foco da nossa gestão é um trabalho técnico, mas acredito que esta proximidade também ajuda a garantir a eficiências das ações e, desta forma, melhorar os serviços oferecidos ao cidadão, que é prioridade. Não podemos, de forma alguma, perder a conexão entre poder público e população ”, pontuou.

 

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, destacou que o evento foi importante para aprimorar o alinhamento técnico entre todos os gestores e, assim, “garantir a eficiência do ciclo de planejamento, que envolve a elaboração do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA)”.

 

Palestra


Em suas considerações, o economista mencionou a importância do uso racional dos recursos públicos, especialmente em tempos de crise econômica, para garantir a manutenção os investimentos necessários para o desenvolvimento da cidade. “Neste sentido, o trabalho em modelo de plataformas de gestão que foi instituído na Prefeitura de Jundiaí este ano tem um papel importante, pois otimiza processos e melhora os resultados”, comentou Polo.

 

O especialista ponderou, também, que o planejamento deve ser visto como um processo decisório pelo qual se estabelece, antecipadamente, objetivos, metas e os meios a serem utilizados com vista à solução dos problemas identificados. “Cabe mencionar que o planejamento é dinâmico e permanente. Ou seja, os pontos podem ser alterados de acordo com a realidade”. Ainda de acordo com Polo, outra ferramenta importante é a prospecção econômica e financeira, uma vez que ela estabelece hipóteses sobre os recursos obtidos na área tributária e também a exploração de outras fontes de receitas.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web