Jundiaí - Domingo, 13 de Setembro de 2015 - Hora:20:59

GM de Jundiaí vai usar rádio aprovado pelos militares dos EUA

A Guarda Municipal vai passar a utilizar, em no máximo de 60 dias, o sistema digital de radiocomunicação de última geração. É o que há de melhor no mercado mundial do segmento. Os aparelhos chegam com a certificação aprovada pelas normas militares americanas

A tecnologia vai substituir os rádios analógicos, usados até agora, e atende a exigência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que determina a substituição do sistema em todos o País, independentemente da área de atuação, até 2017.

 

O anúncio do serviço de essencial importância para o trabalho da GM foi feito nesta quinta-feira (10) pelo prefeito Pedro Bigardi, no auditório do 8° andar do Paço Municipal.

 

“É um grande avanço na política de segurança que queremos para Jundiaí. O sistema de comunicação vai permitir maior agilidade nas ações, cobertura eficiente em uma área de maior abrangência e a integração regional com outras guardas”, diz o prefeito.

 

O contrato para a implantação do sistema de radiocomunicação digital foi feito por meio do pregão 411/2014, encerrado em 11 de junho deste ano. O investimento é de R$ 831 mil, divididos em 12 meses, com a possibilidade de prorrogação.

 

Cabe à empresa Ricall Inteligência em Comunicações instalar as redes de transmissão, prestar assistência, ministrar curso de capacitação e fornecer todos os equipamentos. As GMs de Indaiatuba e Pirassununga, no Estado de São Paulo, polícias Militar e Civil e Secretaria de Segurança Pública (SSP) são alguns dos clientes da empresa só na área de segurança.

 

O guardas municipais de Jundiaí vão trabalhar com três modelos de rádio DGP e DGM, móveis e fixos, que vão possibilitar o aumento da área de cobertura em até 60%.

 

 

De acordo com o diretor técnico da Ricall, Diego Félix, o equipamento digital oferece maior cobertura e qualidade de áudio; maior segurança graças a criptografia, que impede a intervenção de terceiros ao sistema, localização por meio de GPS, gravação de voz e texto, a adaptação de linhas telefônicas e outras tecnologias e a possibilidade de integração aos rádios das corporações do Estado, sendo eles digital ou não, entre outras vantagens.

 

Antes de chegar ao Brasil, os aparelhos passaram por testes realizado pelas forças de inteligências militares americanas (Exército, por exemplo) e foram aprovados. O selo de qualidade recebeu sinal verde graças à eficiência do equipamento debaixo de 1 metro de água, à resistência a baixas temperaturas, além de não oferecer risco de choques e ainda se manter em funcionamento em áreas áridas, mesmo em meio à poeira.

 

No primeiro lote, Jundiaí vai receber quatro repetidoras de sinais, que vão ser instaladas em diferentes regiões da cidade, 370 rádios portáteis, usados pelos GMs em campo, 45 rádios móveis, instalados nas viaturas, três bases fixas e quatro consoles de operação.

 

A empresa já fez o mapeamento das regiões para a formação da “cerca digital” e agora entra na fase de instalação de torres. Toda a corporação vai passar pelo curso de capacitação e em seguida o sistema vai entrar em operação.

 

“A comunicação digital vai nos permitir o contato mais rápido com as equipes na rua, saber onde cada uma delas está no momento da ocorrência e ainda nos interligar com outras corporações da região. É um instrumento vital para o fortalecimento do plano de segurança”, diz o comandante da GM de Jundiaí, José Carlos Ferraz.

 

Para o coordenador especial do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, a implantação do rádio digital faz com que Jundiaí passe a ter uma das guardas mais equipadas do País. “Os recursos tecnológicos vão possibilitar a melhor comunicação entre corporação e vão agilizar o atendimento. Como consequência, vai trazer a ampliação da segurança”, comenta.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web