Terça-Feira, 03 de Outubro de 2017 - Hora:14:08

Governo Federal anuncia condições para recebimento do Bolsa Família

 

Criado em 2003, o programa Bolsa Família beneficia aproximadamente 14 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros. Para receber o recurso, é necessário que o interessado cumpra algumas determinações impostas pelo Governo Federal.

 

O Bolsa Família transfere renda diretamente às famílias extremamente pobres, com renda per capita de até R$170,00. Ao entrarem no programa, as famílias assumem compromissos relacionados à Educação e à Saúde. O principal objetivo do programa é contribuir para a superação da pobreza.

 

Entre as obrigatoriedades estão:

 

- Crianças menores de 7 anos devem estar com o calendário vacinal em dia e ter acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento, com a pesagem dos pequenos;

- Gestantes devem fazer consultas de pré-natal, pelo calendário do Ministério da Saúde;

- Todas as crianças e os adolescentes entre 6 e 15 anos das famílias beneficiárias devem estar matriculados na escola e ter frequência mínima de 85% das aulas;

- Jovens de 16 e 17 anos devem estar matriculados na escola e ter frequência mínima de 75% das aulas.

O descumprimento das condicionalidades não acarreta desligamento imediato do programa, pois os efeitos são gradativos. Primeiro a família é notificada. Persistindo o problema, o benefício é bloqueado pelo Governo Federal e só depois suspenso. Somente em casos de reiterados descumprimentos, a família pode ter o benefício cancelado.

 

Além disso, se o cadastro está desatualizado há mais de dois anos, a família corre o risco de ter o benefício cancelado pelo Governo Federal. Para realizar a atualização, é necessário comparecer na Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itupeva, no setor de cadastro, com a documentação de todas as pessoas que residem na casa e as declarações da escola. Um agendamento será feito e uma data marcada para a atualização.

 

A secretaria fica na rua Hildebrando Ferraz, 192, centro. O telefone para informações é o 4591-0450 ou 4591-0451. 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web