Jundiaí - Segunda-Feira, 08 de Janeiro de 2018 - Hora:09:22

Guarda Municipal de Jundiaí orienta sobre os cuidados com a segurança da casa nas férias

 

Manter o bem-estar de toda família dentro de casa é fundamental; porém os mesmos cuidados também devem acontecer quando se viaja em férias ou durante os feriados.  Neste sentido, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), por meio da Divisão Operacional – setor especializado responsável pelas equipes que atuam no patrulhamento junto às regiões da cidade – recomenda algumas medidas para que, quando as famílias retornarem às suas casas, tudo esteja em ordem e seguro. Confira iniciativas simples, porém de grande efeito:

 

– Trancar bem as portas e as janelas – cuidado considerado essencial. Onde for possível, usar cadeados, trancas ou correntes. Aconselhável não apenas com as janelas e portas externas, mas com as internas também. Assim, mesmo que alguém consiga invadir o imóvel, terá dificuldade de acessar todos os cômodos.

 

– Se possível, poder contar – ou até mesmo contratar – um sistema de monitoramento: uma das maneiras mais eficientes de garantir a segurança do imóvel é instalar alarmes monitorados. E isso vale não apenas para as viagens, mas para todos os momentos. Os sistemas de alarme usam o melhor da tecnologia disponível, além de equipes bem treinadas, para garantir que a propriedade e principalmente a família estejam sendo observados e protegidos no caso de um acidente ou de um assalto.

Sempre que possível, avisar os vizinhos e familiares antes de se viajar: é interessante deixar um vizinho de confiança informado. Pode ser também algum membro da família que more por perto. A pessoa ficará encarregada de observar a casa sempre que necessário. É importante que a pessoa escolhida seja realmente confiável, pois se notar algo estranho, é ele quem chamará os órgãos de segurança.

 

– Não espalhar a informação: atenção para a publicação em redes sociais, quais dias a casa ficará vazia. Do contrário, algumas pessoas mal-intencionadas podem aproveitar essa informação para programar um assalto à casa, o que infelizmente acaba acontecendo.

 

– Disfarçar a ausência: uma solução razoavelmente eficaz para sugerir que o imóvel está com circulação de pessoas é deixar uma luz acesa – uma pessoa que possa controlar esse procedimento. De um quarto ou da sala de estar, por exemplo. Ou uma lâmpada da área externa – se for uma casa, instalar luz externa com sensor de movimento. Isso faz com que as demais pessoas pensem que existe alguém em casa. Assim, o risco de uma invasão é um pouco menor. Fechar as cortinas: em casa ou apartamento, bloqueia a vista de olhares indesejados na residência.

 

A Guarda Municipal de Jundiaí atende em tempo real no telefone 153 – Disque Emergência, a ligação é gratuita. Ou, ainda, pelo telefone, 4492-9060 – Centro de Operações Táticas (COT). “A viatura mais próxima ao local dos fatos será deslocada para ao atendimento imediato e as providências necessárias”, garantiu o coordenador da Divisão Operacional, subinspetor Cássio Roberto Nicola.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web