Terça-Feira, 04 de Abril de 2017 - Hora:11:01

INCLUSÃO: Unicamp matricula 50,3% de alunos da rede pública

Após a última matrícula para o preenchimento das vagas nos cursos de graduação da Unicamp este ano, a Universidade registrou o índice histórico de 50,3% de alunos advindos de escolas da rede pública de ensino. Dos 3.248 matriculados na Universidade este ano, 1.635 fizeram o ensino médio em escolas da rede pública de ensino. É o maior número de matriculados oriundos da rede pública na história do Vestibular Unicamp. No ano anterior, esse grupo representou 47,6% do total de matriculados. Desta maneira, a Unicamp atingiu a meta aprovada em 2013 pelo Conselho Universitário (Consu) para a inclusão social nos cursos de graduação, que estabeleceu que a Universidade atingisse 50% de ingressantes oriundos da rede pública até 2017.



Os números divulgados nesta segunda-feira (3/04) são resultado das mudanças promovidas no Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS), que foram aplicadas nas duas últimas edições do Vestibular Unicamp. Os dados do PAAIS de anos anteriores estão disponíveis no endereço: http://www.comvest.unicamp.br/paais/numeros.html. As informações completas por curso estão disponíveis na página eletrônica da Comvest (confira aqui). No Vestibular Unicamp 2017, a Comvest registrou 73.498 candidatos.



O PAAIS
A partir do Vestibular Unicamp 2016, os pontos do PAAIS passaram a valer também na primeira fase. Até o Vestibular Unicamp 2015 a pontuação era aplicada somente após a segunda fase. Assim, todos os candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas receberam, no Vestibular 2017, 60 pontos na primeira fase e outros 90 pontos na segunda fase. Os candidatos de escola pública autodeclarados pretos, pardos ou indígenas receberam além desses, outros 20 pontos na primeira fase e outros 30 pontos na segunda fase.



O PAAIS é o primeiro programa de ação afirmativa sem cotas implantado em uma universidade brasileira. Instituído em 2004, após aprovação no Consu, o PAAIS visa estimular o ingresso de estudantes da rede pública na Unicamp ao mesmo tempo em que estimula a diversidade étnica e cultural. O aspecto mais importante do PAAIS é a adição de pontos à nota dos candidatos no Vestibular. Todos os estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública brasileira de ensino podem participar do PAAIS.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web