Terça-Feira, 01 de Agosto de 2017 - Hora:09:12

INSS convoca milhares de segurados que não foram localizados para reavaliação de benefícios

Governo está revisando a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Até o momento, mais de 200 mil benefícios passaram por auditoria e, de cada 10, oito foram cancelados.

 

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocou milhares de segurados para reavaliação dos benefícios concedidos por incapacidade, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. A lista com os convocados foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (1). A lista vai da página 96 até a 235 da Seção 3. A lista vem em ordem de nome do segurado e número de benefício previdenciário.

 

Está sendo convocado quem não foi localizado ou está com o endereço incompleto no cadastro do Sistema Único de Benefícios (SUB).

 

Esses convocados têm o prazo de cinco dias, contados a partir da publicação desta terça, para entrar em contato com a central de teleatendimento no número 135, para conhecimento da data agendada para reavaliação do benefício por incapacidade.

 

A convocação desses beneficiários se dá em virtude da devolução pelos Correios do ofício de convocação encaminhado pelo INSS ao endereço constante no cadastro do Sistema Único de Benefícios - SUB, devido à não localização do beneficiário ou devido ao endereço constante no cadastro estar incompleto, impossibilitando a emissão de correspondência.

 

Na data agendada para a realização da perícia, deverá ser apresentada toda a documentação médica como atestados, laudos, receitas e exames. No caso de não atendimento à convocação ou de não comparecimento na data agendada, o benefício será suspenso até o comparecimento do interessado, segundo o edital.

 

Pente fino nos benefícios

O governo começa neste mês uma nova fase da Operação Pente Fino na concessão de benefícios sociais por incapacidade. Até o momento, mais de 200 mil benefícios passaram por auditoria e, de cada 10, oito foram cancelados. Ao todo, o governo pretende reavaliar 530 mil benefícios.

 

Estão sendo convocadas pessoas que passaram mais de 2 anos recebendo auxílio-doença sem fazer perícia. A próxima etapa da operação será chamar os aposentados por invalidez.

 

O objetivo do governo é economizar R$ 2,6 bilhões por ano com a revisão dos benefícios.

 

Das cerca de 200 mil pessoas que foram submetidas a perícias, 160 mil tiveram seus auxílios-doença cancelados. Outras 20 mil pessoas perderam o auxílio porque foram chamadas e não compareceram à perícia.

 

Segundo o governo, 31 mil auxílios-doença que passaram pela perícia foram transformados em aposentadoria por invalidez, 1,8 mil em auxílio-acidente e 5,3 mil que recebiam o benefício foram encaminhados para reabilitação profissional para voltar a trabalhar, mas em outra área.

 

À medida que as agências do INSS forem concluindo as perícias nos beneficiários de auxílios-doença, serão convocados os aposentados por invalidez que estão há mais de 2 anos sem passar por perícia.

 

Em alguns locais em que as perícias estão mais adiantadas, a nova convocação pode começar em agosto ou setembro. Serão convocados 1.004.886 aposentados por invalidez, começando pelos mais jovens. Os que têm mais de 60 anos ficam de fora.

 

O governo tem até dezembro para concluir a revisão dos benefícios. O cronograma varia de estado para estado e vai depender da capacidade de atendimento e da quantidade de benefícios vinculados a cada agência.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web