Itupeva - Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018 - Hora:10:24

Itupeva promove campanha contra o assédio à mulher

 

Durante os três dias de festa de Carnaval na Praça de Eventos da Pedreira, de 9 (sexta-feira) a 11 (domingo) de fevereiro, a Prefeitura de Itupeva inicia a campanha “Não é Não”, contra o assédio à mulher. O objetivo é a orientação tanto para os homens quanto para as mulheres como forma de prevenir o assédio e de que forma a vítima deve proceder no caso de ser assediada.

 

“Essa luta contra a violência à mulher é algo que estamos intensificando desde o ano passado, trabalhando isso o tempo todo. É muito importante oferecer auxílio às mulheres que tenham sido vítimas de algum tipo de violência ou assédio. Por isso, vamos realizar essa campanha no Carnaval e focar na orientação, para que a mulher saiba como agir caso seja vítima e também para conscientizar os homens”, comenta a presidente do Fundo Social da Solidariedade, primeira-dama Dani Marchi.

 

A campanha terá a distribuição de adesivos aos foliões. A base comunitária móvel da Guarda Civil Municipal (GCM) ficará na Praça de Eventos da Pedreira para prestar atendimento imediato no caso de queixas que possam surgir durante a folia. “Estaremos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Conselho Tutelar para que o munícipe tenha uma festa de Carnaval com a maior segurança e tranquilidade”, anunciou Dirceu Cruz, comandante da GCM. 

 

A secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves, explica que, desde o ano passado, a Prefeitura realiza estudos para melhorar as ações e o atendimento às mulheres vítimas de violência. A campanha ‘Não é Não’ chama a atenção para o assunto em um período em que as queixas costumam aumentar. 

 

Uma pesquisa realizada em 2016 pelo Instituto Data Popular para o site Catraca Livre, com 3,5 mil jovens maiores de 16 anos de 146 municípios, revelou que quase 50% dos entrevistados acreditam que “bloco de carnaval não é lugar para mulher direita”. Pesquisas recentes também apontaram que os casos de assédio aumentam durante as festividades de Momo.

 

“Será que uma mulher não pode usar uma fantasia e apenas se divertir no Carnaval? Acredito que sim, mas infelizmente muitos homens acham que podem assediá-las à vontade, sem punição. É hora disso mudar! Não importa se numa reunião com amigos ou num evento público como um baile de carnaval, o assédio não pode ser tolerado. Todos têm o direito de se divertir, desde que com respeito ao próximo”, comenta a secretária.

 

A idealizadora, Juliana Rossati, diz que é imprescindível que a mulher denuncie. “A mulher precisa saber que ela pode contar conosco, denunciar e ser acolhida, sem julgamento, e entender que ela é a vítima”.

 

A campanha também vai abranger a prevenção contra o abuso à criança e ao adolescente. Segundo Aline, esse é um tipo de violência que também aumenta durante o carnaval. Em parceria com a secretaria, o Conselho Tutelar estará de plantão durante o evento. Adolescentes menores de 16 anos só poderão entrar na festa acompanhados dos pais, e com idade entre 16 e 17 anos é obrigatória a apresentação do RG.

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web