Itupeva - Sábado, 07 de Setembro de 2019 - Hora:09:10

Juba busca soluções para Saúde

Na última quarta-feira (29/08), o vereador Juba de Itupeva esteve em reunião com o Dr. Pacheco, médico e vice-prefeito de Jundiaí, onde discutiram ideias e soluções para desafogar o atendimento regional feito pelo HSV - Hospital São Vicente.

 

Atualmente o São Vicente é o hospital de referência para as cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí e devido a grande demanda de pacientes o atendimento está sobrecarregado, pra se ter uma ideia, segundo informou Dr. Pacheco o HSV trabalha hoje com 120% de sua capacidade e custa cerca de 15 milhões por mês, sendo que a cidade de Jundiaí gasta quase 10 milhões com o hospital. Levando em consideração que, dos atendimentos feitos no HSV hoje, apenas 40% a 50% são de moradores de Jundiaí.


Na contramão de todo esse sufoco vivido pelo HSV, temos Hospital Regional, inaugurado em junho de 2014 e trabalha hoje com apenas 70% de sua capacidade. O HR é administrado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês e realiza atendimentos em cirurgia geral, vascular, otorrinolaringologia, ortopedia, urologia, cirurgia plástica, cabeça e pescoço, além de exames de imagem diagnósticos e terapêuticos como Cateterismos Cardíacos, Angioplastias e cirurgias cardíacas de alta complexidade, como a revascularização do miocárdio.


Uma solução defendida pelo pneumologista Dr. Pacheco, seria passar o atendimento das cidades da região prioritariamente para o Hospital Regional, que passaria a ter um sistema próprio para agendamento e filas de cirurgias por exemplo. E o HSV ficaria prioritariamente para atender a população de Jundiaí. E quando um dos Hospitais precisasse transferir um paciente para o outro poderiam fazê-lo, sem a necessidade de intervenção dos municípios. Porém, a grande dificuldade para colocar tudo isso em prática hoje, é a falta de recursos vindos do Governo do Estado para o Regional.


O vereador Juba ressaltou que todos os municípios têm problemas na saúde. “A grande dificuldade de Itupeva hoje e que traz mais transtornos para nossa população é a saúde. Itupeva hoje tem dificuldades na distribuição de medicamentos, muita demora pra realização de consultas e exames e outras reclamações que recebemos no dia a dia, sabem que as dificuldades vividas pelos municípios são muitas mais a saúde precisa ser vista com mais atenção. Melhorar os recursos do HR também vai desafogar os hospitais dos municípios”. completou Juba.

 

Juba falou da saída da Secretária de saúde

Ele destacou a saída da Secretária de Saúde de Itupeva e o fato de o governo ainda não ter indicado um nome técnico para a pasta. “Já se passaram mais de 15 dias da saída da Secretária Lucia Chechinato e ainda estamos com um nome interino à frente da saúde de Itupeva e acredito que precisamos de uma definição o mais rápido possível, pois nossa população merece agilidade quando tratamos de saúde e por isso peço uma rápida definição para que melhorias possam começar a serem sentidas pelos pacientes.”

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web