Jundiaí - Segunda-Feira, 26 de Março de 2018 - Hora:09:56

Jundiaí: “As Mulheres que Sou” faz plateia refletir sobre papel na sociedade

 

A primeira edição do Palco da Cidade, programa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), levou ao palco do Teatro Polytheama várias linguagens de arte para propor a reflexão sobre o papel na sociedade com o tema “As Mulheres que Sou”, na noite de sexta-feira (23). O evento encerra as comemorações do Mês da Mulher e foi transmitido ao vivo pela TVTEC e TV Câmara.

 

Luiz Fernando, que recebeu um adesivo do programa “Amamente Livre” – que tem por objetivo a criação de espaços livres para a amamentação -, entregue pela jornalista Tatiana Fávaro, propôs para os gestores, fazer com que Jundiaí seja uma cidade adepta, de forma a incentivar a amamentação.

 

O prefeito Luiz Fernando Machado esteve presente acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Vanessa Machado. “A melhor maneira de se construir a sociedade é em conjunto, de forma consolidada, sem ranço. E se alcança o resultado com educação, cuidando das nossas crianças”, refletiu o prefeito, tendo em vista que o evento foi integrado a ações da Primeiríssima Infância e da Escola Inovadora – marca desenvolvida pela administração do Prefeito Luiz Fernando Machado, que tem entre os seus pilares a valorização dos educadores e com o desenvolvimento das crianças.

 

Interativa, a apresentação mesclou música, debates, poesia, teatro, enfim, várias formas de arte para explorar o assunto. De acordo com o gestor da UGC, Marcelo Peroni, o palco tem sido espaço de debates historicamente. “Na Grécia, o teatro em arena era usado para discutir os assuntos em forma de tragédia ou comédia. Discutir a sociedade é a essência da Cultura. Através da arte é possível falar dos males da sociedade”, argumenta.

 

Para o diretor do Departamento de Teatros, Wagner Nacarato, responsável pelo roteiro e direção do programa, o Palco da Cidade superou expectativas. “A intenção é que o evento seja semestral, sempre usando a arte para tratar de temas da sociedade, elencando as plataformas do governo. O próximo evento está agendado para setembro, e tem como tema o suicídio”, explica.

 

A terapeuta Simone Arrojo, a jornalista Tatiana Fávaro e a psicóloga Mafoane Odara, que apontou aspectos sobre a violência contra a mulher e a Primeiríssima Infância, detalhou a questão. “A violência é uma reprodução do que foi vivido na infância. Até os três anos de idade, a criança está na janela de opção, com milhões de conexões sendo estabelecidas. Quanto mais velha, mas difícil de se estabelecer essas conexões”, analisa a psicóloga.

 

A cantora jundiaiense Telma Costa, com a atriz Christiane Tricerri, a cantora Nila Branco e a cantora e atriz Élida Marques também participaram da apresentação. O programa teve como mediadora a superintendente da Rede TVTEC Fundação TVE, Monica Gropelo. “O evento foi construído por todas as Unidades de Gestão e traz uma nova forma de dialogar, a partir da comunidade, unindo esforços”, completa a superintendente, que agradeceu o apoio da Companhia de Informática Jundiaí (Cijun) por viabilizar a transmissão.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web