Jundiaí - Quarta-Feira, 29 de Agosto de 2018 - Hora:09:34

Jundiaí: Crianças entre 1 ano a 4 anos devem ser vacinadas contra Pólio e Sarampo

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite se encerra no próximo dia 31, sexta-feira. Jundiaí, de acordo com o balanço divulgado na última segunda-feira (28) pela Vigilância Epidemiológica (VE) atingiu pouco mais de 73% do público-alvo formado por crianças entre 1 ano a 4 anos de idade. As doses permanecem disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante o horário de atendimento. A orientação para a vacinação de reforço é do Ministério da Saúde (MS) para todas as crianças, mesmo aquelas com a carteira de vacinação em dia.

 

A VE, órgão ligado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), registra, até o dia 23, a aplicação de 13.886 doses da vacina tríplice viral, destinada para Sarampo-Caxumba-Rubéola (SRC), ou seja, 72,66% da população entre um ano a quatro anos de idade (total estimado de 19 mil). Já contra Poliomielite, no mesmo período, foram imunizadas 14.128 crianças, ou seja 73,93%. “A meta de imunização é alcançar 95% da população formada por 19 mil pessoas. A vacinação contra o Sarampo e a Pólio é única forma eficaz de prevenção, por isso, os pais e responsáveis devem levar os filhos para a vacinação de reforço, conforme orientação do Ministério da Saúde”, explica a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente.

 

A campanha está em andamento desde o dia 4 de agosto com a realização do Dia D, no dia 18. As vacinas fazem parte do calendário de imunização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A UGPS realiza intensa divulgação da campanha, em todas as mídias, seja TV, rádio, jornais e redes sociais. Também foi feita parceria com o Rotary Clube para a visitação de EMEBs e escolas de educação básica particulares com o objetivo de divulgar a campanha, a partir dos personagens Zé e Maria Gotinha. A divulgação permanece, nesta semana, última da campanha nacional.

 

Adultos
A vacina contra o Sarampo também é feita para pessoas entre 1 a 29 anos a partir da Tríplice Viral, em duas doses, sendo que, para as crianças de 1 ano, as doses são aplicadas aos 12 e aos 15 meses. Nos adultos de 30 a 58 anos é necessário apenas uma dose da vacina Tríplice Viral. No Estado de São Paulo, a imunização é preconizada para adultos nascidos a partir de 1960, o que corresponde a pessoas de até 58 anos. Anterior àquele ano, segundo orientação da Secretaria de Estado, a maioria das pessoas teve contato com a doença, portanto possui imunidade. A vacina utilizada é a Tríplice Viral que protege contra três doenças (Sarampo, Caxumba e Rubéola). Outras vacinas usadas no passado, como a vacina Dupla Viral (Sarampo e Rubéola) e a vacina contra o Sarampo, também são consideradas válidas para a proteção. Portanto, quem apresenta a caderneta com o registro de uma das doses, não tem indicação. Apenas aqueles que não registram qualquer uma dessas imunizações devem ser vacinados.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web