Jundiaí - Quinta-Feira, 09 de Julho de 2015 - Hora:11:03

Jundiaí: Partidos já preparam amparo jurídico a seus pré-candidatos

O objetivo comum dos partidos é informar pré-candidatos sobre atribuições do Legislativo, comportamento durante campanha e conhecimento sobre as regras do ‘jogo’, principalmente.

Com as movimentações das eleições municipais de 2016 pari passu à maior visibilidade de denúncias em campanhas eleitorais no cenário nacional, partidos da situação e oposição de Jundiaí já se organizam para prestar amparo jurídico aos seus pré-candidatos. Segundo matéria do JJ Regional, PCdoB, PT e PSDB orientam interessados em se candidatar a vereador e irão promover encontros com filiados no segundo semestre. 



Parte da coligação eleita em 2012, o PCdoB, partido do prefeito Pedro Bigardi, afirma que após outubro deste ano serão iniciadas ações sobre o que é ser vereador do partido. Antes disso, orientações pontuais já são realizadas. “Normalmente, oferecemos instruções mais próximo do pleito. Mas se há alguém que ocupa função pública e tem restrições, orientamos o afastamento no prazo certo e a atenção com a presença em inaugurações”, diz o presidente do partido e vereador, Rafael Purgato.



Ele adianta que há comissionados da prefeitura com intenção ao pleito. “Secretários do PCdoB ainda estão avaliando e não se posicionaram como pré-candidatos.” Nas últimas eleições, o atual secretário de Administração, Denis Crupe, foi o coordenador jurídico das campanhas do PCdoB e PT, lembra o vereador. 



Presidente do PT, partido também coligado à prefeitura, Arthur Augusto diz que não mantém serviços fixos de advogado antes das campanhas. “Em agosto, faremos reuniões de formação política para quem quer ser candidato. Falaremos do que pode e não pode, além do modo petista de legislar. Temos um advogado do PT estadual que nos apoia e virá para essas reuniões”, diz. Segundo Arthur, por ser ‘mais burocrática’, a prestação de contas da campanha é o assunto que mais gera dúvidas e preocupa o partido. O clima de pré-campanha nas redes sociais também será discutido, além do que é ou não atribuição do vereador, relata.

 

Em setembro - Advogado e presidente do PSDB, Fernando Souza conduz, atualmente, as questões jurídicas do partido. “Temos a proposta de a partir de setembro, com os pré-candidatos definidos, fazer orientação e não só jurídica sobre o que o vereador pode ou não pode fazer”, diz. Ele lembra que, a cada eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traz regulamentações específicas e os partidos devem se organizar para 2016.



Fernando foi responsável pelo registro de candidatura do ex-prefeito e deputado federal, Miguel Haddad (PSDB), no ano passado. O advogado Gustavo Maryssael de Campos, ex-secretário de Negócios Jurídicos da última gestão tucana, fez o registro do deputado estadual, Luiz Fernando Machado (PSDB). “Atendemos juntos em vários momentos. Na próxima campanha, teremos um departamento jurídico. O importante é ter campanha tranquila como a última”, considera. Não há confirmações sobre quem conduzirá o setor. 



Fernando lembra que as últimas eleições foram marcadas por maior número de denúncias decorrentes de partidos de candidatos concorrentes. “O candidato passou a olhar mais para o que o outro faz.”

 

Fonte: jj.com.br

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web