Jundiaí - Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2017 - Hora:13:42

Jundiaí: Servidor responsável por pessoa com deficiência terá jornada especial

 Servidora Renata Tech já protocolou pedido para ser beneficiada pela lei: “excelente notícia”

                

Desde o dia 22 de setembro, servidores municipais que sejam pai, mãe, tutor, curador ou responsável pela criação, educação e proteção de pessoas com deficiências consideradas dependentes sob o aspecto socioeducacional e econômico têm direito a redução na carga horária de trabalho sem prejuízo da remuneração. O benefício está garantido graças à Lei 8.834, de autoria do prefeito Luiz Fernando Machado.

 

De acordo com a legislação, a jornada de trabalho do servidor que se enquadrar nos requisitos será reduzida para 30 horas semanais, independentemente da compensação de horário, enquanto perdurar a dependência. Jundiaí é a primeira cidade do Estado de São Paulo a oferecer tal benefício aos servidores. “É importante ressaltar que a redução não afetará o serviço oferecido à população, que é uma prioridade da nossa gestão”, garante Luiz Fernando.

 

Para a assistente de administração Renata Tech Pádua Correa Ida, mãe de um menino de seis anos que tem paralisia cerebral, a novidade foi “uma excelente notícia”. “Quando soube, nem acreditei. Vai me ajudar muito. Vou transferir todas as terapias e consultas médicas que o meu filho faz pela manhã para o período da tarde e, com a redução da minha jornada, poderei acompanhá-lo mais de perto”, conta a servidora, que trabalha na Prefeitura há 21 anos.

 

O benefício desta Lei somente será concedido se constatada, por meio de avaliação médica e estudo social promovidos pela Administração, a real necessidade de afastamento do servidor para acompanhamento de dependente em tratamento específico durante horário incompatível com o seu horário ou jornada normal de trabalho.

 

Também é importante destacar que, no caso dos dois pais ou responsáveis forem servidores públicos, apenas um terá direito à redução da jornada de trabalho. No caso de servidor que acumule dois cargos no Município, o benefício também valerá em apenas um deles. “O servidor não poderá exercer qualquer outra prática remunerada enquanto estiver gozando da redução de jornada prevista na Lei”, acrescenta o chefe do Executivo.

 

A redução terá validade máxima de um ano, podendo ser renovada sucessivamente por igual período, observando os procedimentos previstos na Lei. Se o deficiente estiver frequentando escola – pública ou privada – o servidor deve cumprir a sua jornada de trabalho no mesmo turno em que o dependente frequentar a escola.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web