Louveira - Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018 - Hora:09:22

Louveira: Junho Violeta faz alerta contra violência ao idoso

 

No mês de combate à violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura, por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI), faz campanha de alerta e conscientização para os tipos de agressões sofridas pela população acima de 60 anos, que representa cerca de 26 milhões de brasileiros.

 

Celebrada no dia 15 de junho, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa para fortalecer o debate e disseminar a necessidade de denunciar. Dentre as formas de violência, a que mais atinge a população idosa é a negligência, ou seja, a falta de cuidados pela família, representando 76,3% das denúncias recebidas pela Secretaria de Direitos Humanos.

 

Denúncia

Ao suspeitar de agressão, abandono, negligência e quaisquer forma de violência contra o idoso, denuncie pelos telefones 3878-3310 ou 3878 1920.

 

Política Municipal para a Pessoa Idosa

Na terça-feira (5), o Projeto de Lei nº 23 de 2018 de autoria do Executivo foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. O Projeto institui a Política Municipal Para a Pessoa Idosa (PMPI), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI). Desta forma, Louveira estabelece formas de participação em fundos estaduais, federais e privados para investir no amparo dos direitos dos idosos.

 

Cuidados ao idoso

Os louveirenses Clotilde Valillo Silvino e Antonio Carlos Silvino fizeram questão de visitar o gabinete do Prefeito para elogiar o atendimento na Saúde recebido pela mãe, Dona Rosa. “A Prefeitura não mediu esforços para ajudar. Não faltou nada. Minha filha mora na Austrália e ficou impressionada com o atendimento. Só tenho a agradecer” afirmou Clotilde”.

 

Centro de Convivência

Durante o Junho Violeta, o Centro de Convivência do Idoso promove uma campanha com faixas, panfletos e uma palestra com um representante de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além disso, com o objetivo de fortalecer o vínculo dos idosos, o CCI oferece uma agenda durante todo o ano para os 454 cadastrados, como oficinas de informática, artesanato, leitura e português, teatro, coral, coreografia e dança de salão, além de atividades recreativas, como o baile da melhor idade, bingo e viagens.

 

Para garantir o acesso, um ônibus especial circula nos dias de atividades do CCI. Outro importante benefício ao idoso oferecido pela Prefeitura de Louveira é a gratuidade no transporte público já a partir de 60 anos, enquanto que a Lei Federal oferece apenas a partir de 65 anos.

 

Todo esse cuidado na qualidade de vida daqueles que muito contribuíram com a cidade reflete nos ótimos resultados nos Jogos Regionais do Idoso (JORI). Neste ano, 64 atletas louveirenses participaram das competições, levando o nome da cidade para o pódio.

 

O Centro de Convivência do Idoso está localizado na Área de Lazer do Trabalhador, que fica na Rodovia Romildo Prado, s/n. Telefones 3878-7033 e 3878-7170.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web