Terça-Feira, 05 de Fevereiro de 2019 - Hora:14:26

Mulher morre em exílio por estar menstruada no Nepal

Uma mulher morreu dormindo em uma cabana no Nepal após ter sido isolada por estar em período menstrual. Ela tornou-se a quarta vítima em semanas, o que tornou o país alvo de pedidos que impeçam a medida; a expulsão de mulheres menstruadas, chamada “chhaupadi”, é oficialmente proibida, embora permaneça uma prática recorrente no Nepal.

 

Parbati Bogati, de 21 anos, morreu sufocada depois de acender uma fogueira para se aquecer na barraca de pedra e barro sem janelas em que foi obrigada a dormir. Outro caso semelhante, envolvendo uma mulher e seus dois filhos, também ocorreu no país e levou a uma investigação parlamentar.

 

O costume foi banido em 2005, embora ainda seja predominante no oeste do Nepal.

 

Autoridades locais chegaram a alertar as famílias que, caso sejam encontradas praticando o “chhaupadi”, perderiam o direito a benefícios estatais. O governo instituiu uma pena de três meses de prisão e multas de 3000 rúpias (R$ 100,00) para quem mantiver a prática.

 

Pelo costume, mulheres e adolescentes menstruadas são impedidas de tocarem em alimentos, imagens religiosas e mesmo no gado. Elas também não podem se encontrar com outros membros da família. Algumas comunidades temem ser amaldiçoadas se elas não foram expulsas no período menstrual.

 

O isolamento deixa as mulheres à deriva, correndo risco de sofrerem estupros, além de ataques animais selvagens.

 

“A punição não é suficiente, e o governo carece de políticas específicas para eliminar o chhaupadi”, disse Mohna Ansari, membro da Comissão de Direitos Humanos do Nepal à agência Reuters. “As leis devem ser revistas e um plano claro para acabar com a prática deve ser formulado e implementado”.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web