Quarta-Feira, 24 de Novembro de 2021 - Hora:10:11

Nasa enviará nave para bater em asteroide; veja como assistir ao lançamento 2

 

Nesta quarta-feira (24), a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, vai lançar uma nave ao espaço com um único objetivo: bater em um asteroide. A missão Dart quer avaliar como é possível desviar uma rocha espacial que esteja se aproximando da Terra, impedindo uma colisão destruidora no futuro, por exemplo. O alvo escolhido para a demonstração é o distante Dimorphos. Dart significa Double Asteroid Redirection Test —ou teste duplo de redirecionamento de asteroide. A missão será lançada às 3h21 (horário de Brasília) da madrugada de terça (23) para quarta-feira (24), a partir da Base da Força Espacial Vandenberg, na Califórnia (EUA), a bordo de um foguete Falcon 9, da SpaceX. O evento será transmitido ao vivo, a partir das 2h30, pelo canal da Nasa.

 

O asteroide

O Dimorphos tem 160 metros de diâmetro —mais ou menos do tamanho do Coliseu de Roma — e não representa qualquer ameaça à Terra. A Nasa quer atingi-lo não para destruí-lo, mas sim para demonstrar o método do "impacto cinético": como um jogo de bilhar, a ideia é alterar sua órbita para outra direção, após uma batida em alta velocidade. A nave responsável pelo teste tem um formato de caixa, com 1,2 metro de largura, e dois grandes painéis solares. Ela deve colidir com a rocha espacial apenas em setembro de 2022, após uma longa viagem de 11 milhões de quilômetros.

 

A viagem

Dimorphos orbita, como uma lua, um asteroide maior, chamado Didymos, de 760 m de largura. Isso torna a missão um pouco mais desafiadora. Como a Dart não conseguirá enxergar seu alvo até uma hora antes da colisão, ela foi programada pelos engenheiros da Nasa para, rapidamente, calcular o centro da rocha e se direcionar para este ponto. Se tudo der certo, em dez meses, a nave vai atingir o asteroide bem no meio, a uma impressionante velocidade de 24.140 km por hora (6 km por segundo). Como a transferência de energia cinética, ele será empurrado para mais perto de Didymos.

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web