Segunda-Feira, 13 de Dezembro de 2021 - Hora:13:50

OMS: ômicron representa risco global "muito alto", mas dados sobre gravidade são limitados

Detectada pela primeira vez no mês passado na África do Sul e em Hong Kong, a ômicron tem mutações que podem levar a uma maior transmissibilidade

 

A variante ômicron do coronavirus, já detectada em mais de 60 países, representa um risco global "muito alto", com algumas evidências de que ela foge à proteção vacinal, mas os dados clínicos sobre sua gravidade continuam limitados, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS). A ômicron está rodeada de incertezas consideráveis. Detectada pela primeira vez no mês passado na África do Sul e em Hong Kong, ela tem mutações que podem levar a uma maior transmissibilidade e a mais casos de covid-19, disse a OMS em um resumo técnico emitido no domingo.

 

"O risco geral relacionado à nova variante de preocupação ômicron permanece muito alto por uma série de razões", disse a entidade, reiterando a avaliação inicial que fez da variante em 29 de novembro.

 

"E, em segundo lugar, as evidências preliminares sugerem uma potencial fuga imunológica humoral contra infecções e altas taxas de transmissão, o que poderia levar a novos surtos com graves consequências", disse a OMS, referindo-se à potencial capacidade do vírus de escapar da imunidade proporcionada pelos anticorpos.

 

A OMS citou algumas evidências preliminares de que o número de pessoas sendo reinfectadas com o vírus aumentou na África do Sul.

 

Embora as descobertas preliminares dada África do Sul sugiram que a ômicron pode ser menos grave que a variante delta — atualmente dominante em todo o mundo — e todos os casos relatados na região da Europa tenham sido leves ou assintomáticos, ainda não está claro até que ponto a ômicron pode ser inerentemente menos virulenta, disse a OMS. "São necessários mais dados para entender o perfil de gravidade", disse a agência. "Mesmo que a gravidade seja potencialmente menor do que para a variante Delta, é esperado que as hospitalizações aumentam como resultado do aumento da transmissão. Mais hospitalizações podem representar um fardo para os sistemas de saúde e levar a mais mortes."

 

Fonte: noticias.uol.com.br

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web