Quinta-Feira, 30 de Julho de 2015 - Hora:09:39

Oportunidades nos nichos de mercado

Por Bruno Caetano diretor superintendente do Sebrae-SP

Para o empreendedor que vive em busca de algo que o destaque da concorrência (principalmente nos dias atuais de crise e recessão), explorar um nicho de mercado pode ser uma boa pedida.

 

Mas o que é exatamente um nicho? É um mercado dentro do mercado, formado por uma clientela com características - geográficas, demográficas, sociológicas, etárias, etc. - e desejos semelhantes e que quer produtos ou serviços muito específicos. Essa parcela de consumidores não é atendida pelas grandes empresas, que não se sentem atraídas para trabalhar em escalas menores.

 

Para entender melhor, consideremos o segmento de roupas e acessórios esportivos. Dentro dele temos os artigos para futebol e como nicho, os varejistas que vendem camisas retrô de times. 

Segundo o professor norte-americano especializado em marketing, Philip Kotler, os consumidores de nicho estão dispostos a pagar mais por algo que os satisfaça.

 

Tal cliente é exigente, especializado no assunto de seu interesse e espera atendimento no mesmo nível. Essas pessoas fazem suas escolhas baseadas em valores e estilos e não em preços, portanto, oferecer-lhes tratamento de qualidade é primordial. 

 

Quem entra nesse ramo tem de estar ciente de que lidará com número reduzido de consumidores, porém é um negócio que projeta boa lucratividade. Nesse contexto, a internet aparece como grande facilitadora. O e-commerce permite alcançar o público-alvo independentemente da distância física, amenizando as limitações. No entanto, vale aqui o cuidado básico para qualquer comércio digital: será que seu cliente está na internet? Será que o produto em questão se encaixa no mundo das compras virtuais?

 

Não é recomendável investir apenas pela perspectiva de ganho financeiro. É necessário ter afinidade e dominar o tema, condições estratégicas para o relacionamento com seu público. Também é importante identificar se realmente há potencial de crescimento, se há concorrência e como ela está. 

 

O empreendedor é antes de mais nada um caçador de oportunidades e seu poder de observação possibilitará identificar quando elas surgem, às vezes no nicho de mercado.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web