Jundiaí - Terça-Feira, 28 de Agosto de 2018 - Hora:08:57

PAIT Jundiaí completa 11 anos com mais de 5 mil pessoas atendidas

 

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29 de agosto, o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), completa 11 anos de atividades. Com mais de 5 mil pessoas atendidas em toda a história, mais de 3,5 mil pessoas deixaram o vício do cigarro para uma vida saudável. No ano passado, o percentual de sucesso no abandono do vício foi de 90%.

 

O tabagismo é uma epidemia mundial, sendo considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável no mundo. Estima-se que aproximadamente cinco milhões de pessoas morrem anualmente por complicações relacionadas ao tabagismo, e 1 milhão de pessoas morrem por tabagismo passivo.

 

O PAIT é desenvolvido em vários equipamentos de Saúde da cidade, contando com grupos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Núcleo Integrado de Saúde (NIS) e no Complexo Argos. “Entre janeiro a dezembro de 2017, 546 pessoas foram atendidas pelo PAIT. Desse total, 492 deixaram de fumar, resultando em 90,10% de sucesso no tratamento, que é realizado de forma multidisciplinar, com reuniões, palestras, acompanhamentos individuais e medicamentoso nos casos com indicação”, detalha o coordenador do programa, Carlos Costa, cardiologista. Desde o início do funcionamento, cerca de 5 mil pessoas passaram pelo programa e mais 3,5 mil deixaram o tabagismo.

 

O médico lembra que neste ano, foi incluído uma nova frente para o combate ao tabagismo, para o controle do peso. Em maio o braço ‘Menos Peso, Mais Saúde’ foi implementado para os atendidos do PAIT com o objetivo de evitar o ganho de peso após deixar o vício do cigarro. Segundo o médico, com apenas dois meses do programa anexo em andamento, ainda é cedo para identificar redução significativa no peso dos participantes. “O importante é que as pessoas tomem conhecimento da alimentação saudável e da forma correta de se alimentar para evitar o ganho de peso, e suas consequências”, comenta.

 

Com cinco dias longe do cigarro, Mariana de Cássia Cantamessa Perroni, 33 anos, fumou por 12 anos. Chegou a ficar 4 meses distante do cigarro, e recaiu. Desta vez está decida a deixar de fumar e procurou a ajuda do PAIT.  “Esta é a primeira vez que fui em busca de ajuda. Gostei muito do sistema que é usado por eles, com explicações interessantes sobre o impacto do cigarro no organismo da pessoa. É uma abordagem diferente e abrangente”, explica a moça, que faz parte do grupo da UBS Morada das Vinhas.

 

Os atendimentos dos pacientes interessados em parar de fumar ocorrem toda terças e quartas-feiras no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), às segundas-feiras na Argos, no período noturno, e rotativo nas Unidades Básicas de Saúde nas segundas quintas-feiras. Nas Unidades de Saúde do Agapeama, Corrupira, Hortolândia, Novo Horizonte e Nova UBS Maringá os atendimentos são realizados pela própria equipe que foi capacitada para abordagem do tabagismo.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web