Segunda-Feira, 04 de Dezembro de 2017 - Hora:13:36

Pesquisa da USP de São Carlos reduz em 30% a radiação nas mamografias

Pesquisadores criaram um software que corrige as imagens feitas com menos radiação deixando-as com a mesma qualidade das realizadas atualmente.

 

Pesquisadores de engenharia da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos conseguiram reduzir em 30% a radiação nas mamografias sem alterar a qualidade das imagens, com o desenvolvimento de um software que corrige radiografias.

 

A pesquisa é realizada em parceria com a Universidade da Pensylvânia, nos Estados Unidos, e a Universidade de Tampere, na Finlândia.

 

A mamografia é a principal ferramenta para o diagnóstico precoce de câncer de mama. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, quase 60 mil novos casos de câncer de mama surgem todos os anos no Brasil e toda mulher a partir dos 40 anos tem que fazer a mamografia anualmente.

 

Análise

 Os pesquisadores analisaram, por meio de um software, os exames originais em 3D de 72 pacientes e simularam como ficariam as imagens com a diminuição da radiação.

 

O resultado foram imagens com várias imperfeições e granulações que poderiam atrapalhar o diagnóstico. Eles então entraram com um programa de computador que recuperou a qualidade das radiografias deixando-as com a mesma resolução das imagens realizadas pelo método tradicional.

 

O próximo passo da pesquisa é testar a precisão do diagnóstico. Os pesquisadores acreditam que ainda seja necessário mais um ano até a nova técnica chegar ao mercado.

 

Mamografia é segura

 Para o mastologista Carlos Erbolato, a técnica desenvolvida pela USP que pretende aperfeiçoar o exame de mamografia e reduzir a radiação é bem-vinda, mas deixa claro que os mamógrafos atuais são seguros

 
Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web