Itupeva - Sexta-Feira, 27 de Abril de 2018 - Hora:08:47

Pitaia passa a integrar produção agrícola itupevense

 

Itupeva é popularmente conhecida por ‘terra da uva’, devido às grandes plantações no município e também por todo o envolvimento com a história da cidade – que viveu a ‘era do café’ e se reinventou graças ao cultivo da fruta, após a crise cafeeira. A terra fértil, entretanto, vem dando espaço para outro tipo de cultura – mais exótica e que chama a atenção de todos. Trata-se da pitaia, que neste ano rendeu 12 toneladas aos produtores do Sítio Bambuzal.

 

É neste sítio, no bairro Guacuri, que Maria Aparecida Tanaka e o sobrinho Roberto Yasuhiro Komura têm a fonte de renda da família.  A pele de Maria, marcada pelo sol, mostra que o trabalho é árduo, principalmente nos meses de novembro a abril - época de colheita da fruta. Mas o resultado deixa todos com um largo sorriso.



“Eu e meu sobrinho tomamos conta de tudo sozinhos. No ano passado a produção foi tanta que eu ficava aqui no sítio fazendo a colheita e o Roberto ia para o Ceasa fazer a venda”, comentou Maria. “Cheguei a fazer três viagens por dia, com a caminhonete cheia”, completou Komura.



A pitaia pertence à família dos cactos e os frutos crescem após a floração, que dura apenas um dia. “A nossa maior dificuldade é a colheita, pois tem muitos espinhos e acaba machucando. Mas usamos blusas de manga longa e as botas, aí tudo dá certo”, comentou a agricultora. 



“Começamos o plantio em 2010 e desde então sempre conseguimos fazer uma boa colheita. Nesta última foram mais de 5 mil caixas, equivalente a 12 mil quilos de fruta”, explicou.



Além dos frutos que são colocados à venda, no Sítio Bambuzal a pitaia também é transformada em polpa. O suco da fruta é outro sucesso, sempre pedido pelos clientes.



A maioria da colheita do Sítio Bambuzal é vendida em grandes centros, como o Ceasa. Porém, a venda para o consumidor direto tem crescido bastante. “Muitas pessoas têm nos procurado e levado a pitaia direto do pé”, explicou Maria.

 

 

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web