Itupeva - Segunda-Feira, 26 de Março de 2018 - Hora:09:45

Praça da Bíblia em Itupeva recebe evento que promoveu paz e harmonia

 

Com o objetivo de incentivar pequenas atitudes que podem promover a paz na Terra, na manhã deste sábado (24), a Praça Bíblia recebeu um evento que contou com a participação da população. O prefeito Marcão Marchi prestigiou o evento, ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Dani Marchi.

 

“Deus nos deu o privilégio de morarmos em Itupeva, um lugar maravilhoso para se viver, muitas pessoas não estão sabendo aproveitar deste presente. Por isso fico feliz e emocionado com um evento como esse. Precisamos promover a paz, não somente aqui na nossa cidade, mas em todo o Brasil no mundo. Hoje só escutamos falar em coisas ruins, isso precisa mudar, logo a população mundial irá se acostumar a viver dessa maneira, não encontraremos mais a cura pra esse mal. Quando juntamos pequenos gestos, eles se tornam grandes. A paz precisa prevalecer”, declarou o prefeito.

 

A abertura do evento foi feita pelo Coral da Casa da Cultura, que cantou o Hino Nacional e o Hino de Itupeva.

 

Durante duas horas, o público aproveitou e se divertiu com a programações cultural, que contou com Percussão Africana, Dança Circular e a Oração pela Paz.

 

Poema – A secretaria de Educação e Cultura promoveu um concurso de poemas, feitos por alunos dos quintos anos das escolas da Rede Municipal. Cada escola selecionou um poema e enviou para a secretaria. “Este evento contou com o envolvimento de todas as escolas da Rede Municipal, na elaboração de poemas sobre a temática, e o poema coletivo da Emefei Jacob Victor Levis foi selecionado para representar as escolas neste evento tão importante sobre a paz mundial”, disse o secretário de Educação e Cultura, Fábio José Andrade.

 

Poste da Paz – Durante a solenidade foi inaugurado o “Poste da Paz”. Um projeto que foi idealizado pela professora Bia Esteves e contou com a colaboração do artista plástico Luiz Viana e do ComCulti (Conselho Municipal de Cultura de Itupeva).

 

Trata-se de um símbolo que surgiu em 1955 pela ‘Paz Mundial’, após a devastação causada no bombardeio nuclear durante a Segunda Guerra Mundial, sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão.

 

A ideia do movimento partiu do escritor, poeta e filósofo japonês Masahisa Goi que, ao rezar, pedia a Deus inspiração para encontrar uma forma de incentivar aos povos de todas as nações a refletirem sobre a importância da manutenção da paz. Atualmente, existem mais de 200 mil Postes da Paz inseridos ao redor do mundo, em mais de 180 países.

 

“Estou emocionada, meu coração neste momento está transbordando de gratidão, alegria e esperança. Acredito e tenho muita fé, que a união de nossas forças vamos vencer essa luta e a paz prevalecerá”, ressaltou Bia Esteves.

 

Monumento – O monumento “Poste da Paz” foi feito de madeira, tem 8 metros de altura e pesa aproximadamente duas toneladas. Nele está escrita a seguinte frase: Que a Paz Prevaleça na Terra.

 

A madeira do monumento foi colhida em 1980, na antiga Fazendinha, onde hoje é o Condomínio Inhandjara para a construção da ponte que liga o bairro da Mina ao Parque das Hortênsias.

 

Porém, em 2011, a ponte de madeira foi substituída por uma ponte de concreto e a madeira ficou guardada e projetada no barracão da Praça de Eventos da Pedreira, onde passou por um tratamento de emersão de dentro para fora, com seis tipos de resinas especiais, e por último recebeu uma pintura futurística.

 

“Hoje é um dia muito especial na minha vida, poder fazer parte desse trabalho é mais uma vitória que dedico à população de Itupeva. A cultura e a paz são duas coisas que todo ser humano precisa para viver”, comentou Luiz Viana.

 

O evento – A população entendeu a importância do evento e compareceu na Praça da Biblía. Todos vibraram a mesma energia e mantiveram o pensamento na promoção da paz. “Não importa o tamanho da ação, sei que o que estamos fazendo aqui hoje é muito pequeno comparado ao universo que vivemos, mas se juntarmos todos esses pequenos, nos tornaremos gigantes nessa luta pela paz no planeta, comentou a médica Elieth Floresti.

 

A solenidade também contou com a presença do secretário de governo e vice-prefeito, Alexandre Mustafa; dos secretários municipais Marco Antônio Randa (Defesa Civil), Robinson Toledo (Esporte e Lazer), Aline Melo Alves (Desenvolvimento Social), Fábio José Andrade (Educação e Cultura), Renato Gonçalves (Mobilidade Urbana e Meio Ambiente), além do ouvidor municipal Danilo Pezenti.

 

Também estiveram presentes, o presidente do Legislativo, Eri Campos, e os vereadores Ana Paula Marciano, César Faralli, Tatiana Salles, Salvador Philomento, Valdir Ceará, Angelin Lorenção e Osvando dos Santos.

 

“É um marco para a nossa cidade, evento promovendo a paz é uma iniciativa maravilhosa que precisamos fazer mais vezes, principalmente porque vivemos em um momento que só se fala em guerra, pessoas querendo o mal de outras pessoas”, falou Eri Campos.

 

O Poste está localizado na Praça da Bíblia fica na rua Emília Muraro Vanini, 59D, no Parque Amarilys e a visitação é aberta ao público.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web