Vinhedo - Sexta-Feira, 10 de Julho de 2015 - Hora:20:31

Prefeitura cria novo horário na Capela para atividades de orientação do Grupo de Trabalho Antitabagismo

Encontros gratuitos semanais são promovidos pela Secretaria de Saúde no Centro Médico e no CASM

A partir desta semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, criou um novo horário para as atividades do Grupo de Trabalho Antitabagismo, com objetivo de apoiar os moradores de Vinhedo no tratamento do vício da nicotina e aumentar a qualidade de vida dos pacientes fumantes.

 

 Além dos encontros semanais já realizados no Centro Médico do Jardim São Matheus, as sextas-feiras, das 7h às 8h, agora o CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher, localizada ao lado da Policlínica da Capela, também passa a desenvolver as atividades aos interessados em parar de fumar, no período da manhã, porém as segundas-feiras.

 

Os encontros tem uma hora de duração. A equipe multidisciplinar interage com os participantes, passando informações relevantes das doenças causadas pelo uso do tabaco e oferece atendimento individual, quando necessário. A avaliação de cada paciente é feita através de exames clínicos e laboratoriais, para verificar o grau de dependência química do paciente em relação ao cigarro. Medicação será fornecida gratuitamente quando houver necessidade de interferência para o paciente deixar de fumar.

 

O grupo conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros e psicólogos, capacitados pela Unicamp, e trabalha através de atividades de apoio, como troca de experiências entre os participantes, abordagem de temas direcionados para incentivar a mudança de comportamento e estilo de vida, para que o paciente possa se tornar um ex-fumante.

 

A escolha do Centro Médico e do CASM para o desenvolvimento das atividades do Grupo Antitabagismo tem um propósito, segundo o secretário de Saúde, José Luís Benegossi. “O Centro Médico e a Policlínica da Capela, localizada ao lado do CASM, concentram especialidades médicas importantes relacionadas ao tema, pneumologista, cardiologista e endocrinologista, facilitando o encaminhamento de pacientes que participam do grupo para estes serviços”, explicou o secretário.

 

Para participar do grupo

 

Não há necessidade de apresentar indicação médica para participar do Grupo de Apoio Antitabagismo, basta a pessoa interessada procurar o Centro Médico do Jardim São Matheus ou o CASM para agendar a sua participação nos encontros semanais.

 

O prefeito Jaime Cruz ressalta a importância do trabalho preventivo desenvolvido pela Secretaria de Saúde para prevenção de doenças “A orientação precisa ser constante e tem sido uma maneira eficaz da Secretaria de Saúde para atingir o público-alvo nas ações”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

 

Tabagismo

De acordo com a Organização Mundial de Saúde está amplamente comprovado que o tabagismo, em suas mais variadas formas (cigarro, charuto, cachimbo, rapé, fumo de rolo entre outras), causa enorme prejuízo à saúde. O consumo de tabaco é atualmente a principal causa isolada e evitável de doença e morte no mundo.

 

O tabagismo configura uma epidemia que aparece como um dos principais fatores determinantes das duas maiores causas de doença e morte no mundo, no Brasil e no estado de São Paulo, que são as doenças cardiovasculares e as neoplasias.



Grupo de Trabalho Antitabagismo

Dias e horários:

Segunda-feira, das 7h às 8h

Local: CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher – Rua Juliana Von Zuben Degelo, s/nº, ao lado da Policlínica da Capela.

 

Sexta-feira, das 7h às 8h

Local: Centro Médico do Jardim São Matheus – Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375, Jardim São Matheus

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web